Bossa Nova para chileno ver e ouvir

O premiado grupo vocal carioca Ordinarius leva a Santiago show 'Bossa 20', com releituras de clássicos da canção brasileira

Por

Affonso Nunes

Um dos mais festejados grupos vocais da cena musical brasileira, sexteto carioca Ordinarius emabrcou para o Chile para uma apresentação nesta sexta-feira (19) no Centro Cultural Gabriela Mistral, em Santiago. O espetáculo apresenta o repertório "Bossa 20", projeto dedicado ao gênero que se tornou um dos principais embaixadores da música brasileira no mundo.

Com arranjos originais e direção musical de Augusto Ordine, o repertório do concerto inclui releituras de composições como "Garota de Ipanema", "Wave" e "Chovendo na Roseira", do maestro soberano Tom Jobim; e "Samba de Verão", de Marcos e Paulo Sérgio Valle.

Os arranjos, lembra Ordine, foram criados especialmente para o disco "Bossa 20", lançado na ocasião dos 65 anos do movimento que transformou a música brasileira nos anos 1950. Conhecido pela excelência vocal de seus integrantes, o Ordinarius recria esses clássicos em formação intimista, explorando novas possibilidades harmônicas e de timbre, se valendo da versatilidade de vozes que sua formação permite.

"A bossa nova sempre conectou o Brasil ao mundo, e levar esse repertório ao Chile pela primeira vez é um símbolo dessa ponte cultural. Estamos muito felizes em apresentar nosso trabalho vocal a um público tão sensível e tão próximo da música brasileira", afirma o diretor musical Augusto Ordine.

A apresentação em Santiago, avisa, será registrada em vídeo e disponibilizada gratuitamente nos canais oficiais do grupo, que acumulam mais de 6 milhões de visualizações.

Formado por Augusto Ordine, Maíra Martins, Fabiano Salek, Matias Correa, Beatriz Coimbra e Antonia Medeiros, o Ordinarius completa mais de 15 anos de atividade e dez discos lançados. O mais recente, "Brasuca", explora a diversidade rítmica brasileira e amplia o escopo do trabalho do grupo para além da bossa nova. A estreia no Chile se soma a turnês já realizadas em países como Paraguai, Panamá, França, Espanha, Portugal, Suíça, Estados Unidos e Japão.

"O Ordinarius sempre se emocionou com o carinho do público fora do Brasil, e sentimos que Santiago será muito especial. É uma alegria imensa celebrar a bossa nova e compartilhar arranjos que recriam esse repertório com respeito e frescor", destaca Maíra Martins, integrante do grupo.

Ao longo de sua trajetória, o Ordinarius conquistou o Prêmio Profissionais da Música na categoria Grupo Vocal em 2018 e 2023, além do Prêmio Brasil Vocal em 2014. O sexteto também foi indicado ao Prêmio da Música Brasileira em 2018 e, em 2016, teve seus arranjos vocais escolhidos para a abertura do programa Fantástico, da TV Globo. Com apresentações em mais de 60 cidades brasileiras e 50 internacionais, o grupo consolidou-se como uma das principais referências da música vocal no país, reconhecido tanto pela crítica especializada quanto pelo público.