Aconteça o que acontecer, o espetáculo não pode parar
CiaTeatro Epigenia completa 25 anos com comédia que lotou Sesi-SP por quatro meses
CiaTeatro Epigenia completa 25 anos com comédia que lotou Sesi-SP por quatro meses
Depois de conquistar mais de 30 mil espectadores em São Paulo, a comédia "De Perto Ninguém é Normal" desembarca no Rio de Janeiro para uma curtíssima temporada na Caixa Cultural. O espetáculo marca a abertura das comemorações dos 25 anos da CiaTeatro Epigenia e representa uma guinada no repertório da companhia carioca, conhecida por trabalhos autorais que abordam temas socialmente relevantes. Desta vez, o grupo se dedicou ao gênero da comédia ligeira, com suas intrigas, confusões e situações cômicas típicas de um bom vaudeville.
Criado no período pós-pandemia, o espetáculo nasceu com o objetivo de trazer alegria e provocar boas gargalhadas no público que voltava aos teatros. "A montagem pretende abstrair as mazelas, ou melhor, deixá-las de lado com objetivo de fazer rir", explica a atriz Luciana Fávero, fundadora da companhia. Em 25 anos de atividades, era a primeira vez que o grupo se arriscava completamente no formato da comédia de costumes, mantendo porém sua marca registrada que alia arte e entretenimento através da tríade ator, texto e conceito.
O resultado foi um fenômeno de público que surpreendeu até os criadores. Selecionado para abrir a temporada de 2023 no Teatro Popular do Sesi-SP da Avenida Paulista, o espetáculo lotou todas as sessões durante quatro meses consecutivos. O sucesso foi tão expressivo que, mesmo com a lotação máxima diária, mais de 100 pessoas por dia voltavam para casa sem conseguir ingresso. Um feito raro que reafirma o propósito original do teatro popular: levar arte e humor a um público amplo, diverso e entusiasmado. Em 2024, a produção retornou ao SESI para integrar a circulação "Viagem Teatral", levando sua irreverência para o interior paulista por mais quatro meses e consolidando-se como uma das produções mais populares e queridas do circuito teatral.
A trama acompanha a saga de um grupo teatral na noite de estreia de seu novo espetáculo. Está chegando a hora de abrir o teatro para o público e eles mal conseguiram realizar um ensaio geral. Atrasos na chegada dos figurinos, cenário e objetos de cena vão confundindo o elenco e aplacando conflito sobre conflito. Quando as cortinas se abrem, obviamente quase tudo dá errado, e para deleite da plateia, o elenco toma as atitudes mais absurdas para tentar remediar o que não tem remédio. A ordem do diretor é clara: "Aconteça o que acontecer, não parem o espetáculo!".
Com dramaturgia e direção de Gustavo Paso, a comédia utiliza a metalinguagem para falar sobre o próprio fazer teatral. A companhia encenada dentro da peça está ensaiando "Arsenic and Old Lace", de Joseph Kesselring, conhecida no Brasil como "Arsênico e Alfazema", que estreou no extinto TBC (Teatro Brasileiro de Comédia) em 1949, com Cacilda Becker no elenco e direção de Adolfo Celi.
A qualidade técnica e artística foi reconhecida pelo júri do Prêmio CENYM de Teatro Nacional, que indicou o espetáculo em quatro categorias: Melhor Companhia de Teatro, Melhor Cenário, Melhor Qualidade Técnica de Produção e Melhor Direção de Arte. O elenco reúne uma mescla de 11 artistas de grande relevância no cenário carioca.
A CiaTeatro Epigenia foi eleita pelo júri do Prêmio CENYM como a Melhor Cia de Teatro de 2022 e indicada novamente em 2023. Em 2017 e 2018, foi eleita na categoria Melhor Espetáculo de SP por, respectivamente, "Oleanna" e "Race" pelo prêmio Aplauso Brasil, além de outras indicações no Shell e APCA. Completando 25 anos de fundação, a companhia realizou turnês por 21 dos 26 estados brasileiros, contabilizando mais de 80 municípios. "Procuramos projetos que falem sobre o ser humano ds dias de hoje. Trabalhamos para contribuir com transformações internas de cada um que nos assiste e a nós mesmos que fazemos Arte, levando reflexão, espelhamentos e assim contribuindo para um mundo melhor", afirma Paso. "Nosso objetivo sempre foi fazer teatro por todo o país", completa.
SERVIÇO
DE PERTO NINGUÉM É NORMAL
CAIXA Cultural - Teatro Nelson Rodrigues (Av. República do Parguai, 230)
De 4 a 21/12, quintas e sextas (19h) e sábados e domingos (17h)
Imgressos a partir de R$ 30 e R$ 15 (meia)
