A Companhia de Circo Up Leon encerra nesta quarta-feira (1º) o projeto "Transversalidades", iniciativa que desde abril ofereceu gratuitamente ações de formação e pesquisa para jovens em busca de profissionalização na arte circense. A Mostra Final do Núcleo de Pesquisa acontece às 19h na sede da companhia, em São Cristóvão, com entrada franca.
Seis artistas da Up Leon apresentarão o resultado de seis meses de estudo que explorou técnicas circenses e novas habilidades, cruzando métodos tradicionais com linguagens contemporâneas do teatro e da performance.
"Foram meses intensos de troca e aprendizado mútuo. Provocamos o núcleo de pesquisa a experimentar outras formas do fazer circense, incentivando a reflexão e a sensibilidade da cena para além da técnica", explica Olga Dalsenter, fundadora e CEO da Up Leon. Segundo ela, a experiência trouxe elementos que desafiaram os artistas a saírem da zona de conforto e construírem algo diferente do habitual.
Orlando Caldeira, diretor artístico e técnico do projeto, destaca que o circo já é naturalmente um campo híbrido, levado ao limite no "Transversalidades". "Cruzamos técnicas tradicionais com linguagens contemporâneas, sempre buscando um lugar em que a poética do corpo pudesse dialogar com questões sociais e subjetivas de cada artista", pontua.
Para Orlando, a experiência consolidou sua visão de que a arte circense, quando atravessada por outras linguagens, pode revelar não apenas acrobacias, mas modos de existir e resistir. "Foi nesse processo que compreendi que Transversalidades não era apenas o nome de uma pesquisa, mas a essência de um caminho estético e político", reflete.
Em meados de outubro, será apresentado o resultado da Oficina de Especialização Circense desenvolvida com alunos de duas escolas municipais de São Cristóvão, completando o ciclo do projeto que reafirmou o compromisso da Up Leon com a formação artística e transformação social através do circo.
SERVIÇO
TRANSVERSALIDADES
Sede da Cia Up Leon (Rua Antônio Henrique de Noronha, 40, São Cristóvão)
1/10, às 19h
Entrada franca