Por: Affonso Nunes

NA RIBALTA: Espectador da morte

Nota de Falecimento, texto e direção de Lourenço Marques | Foto: Divulgação

A peça "Nota de Falecimento" encerra temporada nesta quarta-feira (24), às 20h, no Teatro da Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. A comédia conta a história de João Roberto, homem endividado que forja a própria morte, mas assiste escondido ao próprio velório caótico. O espetáculo reúne esposa enganada, filhos desorientados, vizinha fofoqueira e cartomante falsa em situações cômicas. Com texto e direção de Lourenço Marques, a montagem transforma tragédia em comédia de reencontros.

 

Comédia filosófica

Jean Martins e Karina Ramil em 'Todos' | Foto: Jean Marcelino/Divulgação

Outro espetáculo que sai de cartaz nesta quarta (24) é "Todo", no Teatro Municipal Café Pequeno. A peça mergulha nas sete leis herméticas de Hermes Trismegisto, criando um metaverso cênico inspirado no Caibalion. Karina Ramil e Jean Machado interpretam múltiplas figuras, de gurus espirituais a espigas de milho, em jornada cômica e filosófica. Com dramaturgia de André Sant'Anna e Rodrigo Arruda e direção de André Dale, a montagem mistura Teatro do Absurdo e humor para debater questões existenciais.

Pesquisa narrativa

Tuca Moraes em 'Palavras' | Foto: Thiago Gouvea/Divulgação

A Companhia Ensaio Aberto feza nesta quinta (25), às 19h. a última sessão de "Palavras" no Armazém da Utopia. O espetáculo tem Tuca Moraes em cena e direção de Luiz Fernando Lobo. A montagem usa a literatura como ponto de partida para pesquisa do teatro narrativo e épico. A atriz se deixa conduzir por palavras, frases e memórias em camadas, criando linguagem e sentidos diante do público. O diretor faz intervenções de som e luz que provocam a performance de Tuca, tornando cada apresentação única.