Por:

Explorando a reinvenção feminina

Francisca Queiróz se aventura (e bem) na dramaturgia em 'Ela, e Algumas Histórias' | Foto: Lucas Caldeira/Divulgação

Francisca Queiroz dá um passo inédito em sua carreira ao estrear como autora teatral de comédia com "Ela, e Algumas Histórias", espetáculo que ela própria protagoniza no Teatro Gláucio Gill, em Copacabana, que constrói um retrato sensível e bem-humorado da mulher contemporânea através da história de uma protagonista que vê sua vida transformar-se completamente após o fim de um casamento de quase duas décadas.

Com três filhos para criar e a necessidade urgente de reconstruir sua identidade, a personagem embarca numa jornada que espelha dilemas universais da condição feminina atual: a busca por independência financeira, o impacto das novas tecnologias nas relações afetivas e o complexo equilíbrio entre maternidade e realização profissional.

A direção de Ernesto Piccolo imprime à narrativa um ritmo que equilibra drama e comédia, com uma atmosfera que flutua naturalmente entre a emoção e a leveza. Ao lado de Francisca, o ator Claudio Gabriel interpreta diversos personagens que interagem com a protagonista ao longo da trama.

A peça mergulha em questões centrais do debate sobre gênero e sociedade, abordando temas como empoderamento, relações líquidas, envelhecimento, separação e as complexidades dos aplicativos de relacionamento. O texto mescla passado e presente, revelando com franqueza os dilemas de uma mulher que busca preservar sua essência em meio às exigências da vida moderna.

"Hoje temos mais tempo de vida produtiva. Precisamos pensar nessa nova mulher, que é fruto de tantas transformações sociais e tecnológicas. Temos mais possibilidades de escolha e, se for preciso, podemos recomeçar", reflete Francisca. Para a autora e intérprete, o espetáculo funciona simultaneamente como espelho e convite ao diálogo sobre o lugar da mulher no mundo de hoje.

A atriz e dramaturga aposta numa narrativa íntima capaz de despertar identificação imediata no público, especialmente naqueles que já enfrentaram ou estão prestes a enfrentar processos de recomeço. A comédia, neste caso, tem a proeza de tocar em questões sérias sem perder a capacidade de entreter e emocionar.

O mês de setembro marca um momento particularmente intenso na carreira de Francisca, que integra o elenco principal da minissérie "A Vida de Jó" (Record). Na produção bíblica, ela interpreta Azenate, egípcia que foi mulher de José do Egito e mãe de Raquel. E Claudio Gabriel pode ser visto no filme "A Lista", exibido recentemente na TV Globo e ainda sem data de estreia no Globoplay.

SERVIÇO

ELA, E ALGUMAS HISTÓRIAS

Teatro Gláucio Gill (Pç. Cardeal Arcoverde, s/nº - Copacabana)

Até 29/9, de sábado a segunda (20h)

Ingressos: R$ 60 e R$ 30 (meia)