"É um Festival que celebra o teatro e o público de teatro, trazendo de volta espetáculos de sucesso e também promovendo encontros e ações que miram na formação de plateia para as próximas gerações", afirma Aniela Jordan, diretora artística da Aventura e do Festival.
Entre os destaques da programação do I Festival de Teatro estão "Prima Facie", protagonizado por Débora Falabella sob direção de Yara de Novaes. É um monólogo visceral que aborda questões de gênero e justiça através da trajetória de uma advogada confrontada com dilemas pessoais e profissionais. "Macacos", com Clayton Nascimento, é um solo potente que discute questões raciais e identidade, utilizando uma narrativa provocativa para refletir sobre o racismo estrutural. Ambos os espetáculos já registram ingressos esgotados.
A veterana Renata Sorrah abre o festival nos dias 7 e 8 de outubro com "Ao Vivo [dentro da cabeça de alguém]", ao lado da Cia Brasileira, sob direção de Marcio Abreu, uma experiência sensorial que convida o público a adentrar os pensamentos de uma personagem em crise.
O festival também será palco da estreia carioca de "Cenas da Menopausa", novo espetáculo de Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello, que chega ao Rio após grande sucesso em São Paulo. A comédia musical aborda com leveza e humor os desafios e transformações vivenciados por mulheres na menopausa, ficando em cartaz de 16 a 19 de outubro.
A versatilidade da programação se revela em montagens como 'O Céu da Língua', em que Gregório Duvivier explora as nuances da linguagem e comunicação através de seu humor característico, e "Ficções", com Vera Holtz sob direção de Rodrigo Portella, uma adaptação de contos que explora a complexidade das relações humanas, destacando a versatilidade da atriz em diferentes papéis.
O veterano Othon Bastos apresenta "Não me Entrego, Não!", um monólogo que revisita momentos históricos do Brasil, trazendo reflexões sobre resistência e identidade nacional. Já Rafaela Azevedo, em "King Kong Fran", mistura teatro e performance para discutir questões de gênero e empoderamento feminino, utilizando o humor como ferramenta de provocação.
A programação contempla ainda "Tom na Fazenda", com Armando Babaioff e Denise Del Vecchio, também dirigido por Rodrigo Portella, que aborda temas como homofobia e aceitação através da história de um publicitário que retorna à fazenda da família após a morte do companheiro.
Completam a seleção "O Figurante", com Mateus Solano, uma comédia sobre as desventuras de um ator em busca de reconhecimento, "Brás Cubas", da Armazém Companhia de Teatro, adaptação contemporânea do clássico machadiano, e "Parem de Falar Mal da Rotina", com Elisa Lucinda, monólogo que completa 25 anos celebrando a poesia do cotidiano.
Em complementando a programação nos palcos, o festival promove entre 14 e 27 de outubro, no Teatro Adolpho Bloch, o projeto Palco 360°, que levará ações formativas gratuitas ao Teatro Adolpho Bloch, incluindo debates, painéis e um curso sobre a obra de Nelson Rodrigues.
SERVIÇO
I FESTIVAL DE TEATRO DO RIO DE JANEIRO
Teatro Riachuelo Rio (Rua do Passeio, 38 - Lapa)
7 e 8/10 (terça e quarta): 'Ao Vivo [dentro da cabeça de alguém]' - Com Renata Sorrah e a Cia Brasileira. Direção: Marcio Abreu.
9/10 (quinta): 'O Figurante' - Com Mateus Solano
10/10 (sexta): 'Parem de Falar Mal da Rotina' - Com Elisa Lucinda
11/10 (sábado): 'Macacos', com Clayton Nascimento
12/10 (domingo): 'Não me Entrego, Não', com Othon Bastos
14/10 (terça): 'Brás Cubas', com a Armazém Companhia de Teatro
16 a 19/10 (quinta a domingo): 'Cenas da Menopausa', Com Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello
21 e 22/10 (terça e quarta): 'Ficções', com Vera Holtz, direção de Rodrigo Portella
23/10 (quinta): 'Tom na Fazenda', com Armando Babaioff e Denise Del Vecchio, direção de Rodrigo Portella
24 a 26/10 (sexta a domingo): 'O Céu da Língua', com Gregorio Duvivier
29 de outubro (quarta): 'King Kong Fran'
31/10 a 2/11 (sexta a domingo): 'Prima Facie', com Débora Falabella e direção de Yara de Novaes
Ingressos entre R$ 50 a R$ 200
Teatro Adolpho Bloch (Rua do Russel, 804 - Glória)
12/10, às 14h - Painel: A construção de um sucesso
13/10, às 19h - Painel: Para onde vamos? – com produtores idealizadores e artistas produtores
27/10, às 19h: Painel Encontro de Companhias
(Teatro Adolpho Bloch)
Curso O Teatro de Nelson Rodrigues, com Pedro Henrique Müller
14/10: Aula 1: "Vomitar-nos a nós mesmos" - Uma introdução à obra de Nelson Rodrigues
15/10: Aula 2: "O Mar levará tudo: a casa, os retratos e os espelhos" - O naufrágio da família em Senhora dos Afogados | O eu fragmentado em Valsa Nº 6
21/10: Aula 3: O dedo na goela | A náusea em Dorotéia | A morte linda em A Falecida
22/10: Aula 4: O punhal de prata num olho que chora: O Trágico Moderno | A Morte do Pai em Os Sete Gatinhos | O sagrado e o profano em Boca de Ouro | O afeto-crime em O Beijo no Asfalto
Das 19h às 22h
Cursos gratuitos com inscrições no site oficial do Festival