Ficções que nos movem

Vera Holtz apresenta monólogo baseado em 'Sapiens' no Polo Educacional Sesc e no Teatro Adolpho Bloch

Por

Vera Holtz em cena no monólogo 'Ficções'

Aveterana Vera Holtz, aos 71 anos, traz ao palco do Polo Educacional Sesc, em Jacarepaguá, uma reflexão sobre as narrativas que moldaram a civilização humana. O espetáculo "Ficções", com direção de Rodrigo Portella, parte do bestseller "Sapiens: Uma Breve História da Humanidade", do historiador israelense Yuval Noah Harari, para questionar como conceitos abstratos como dinheiro, religião e nações se tornaram pilares da sociedade moderna. A partir desta sexta (8), o espetáculo inicia temporada no Teatro Adolpho Bloch, na Glória.

A montagem explora a capacidade única do Homo sapiens de criar e acreditar em realidades imaginárias que permitem a cooperação em massa. Harari, professor da Universidade Hebraica de Jerusalém, tornou-se fenômeno editorial mundial ao demonstrar como essas "ficções compartilhadas" diferenciaram nossa espécie de outros primatas.

Portella, diretor com três décadas de carreira e múltiplos prêmios, conduz Vera Holtz em um mergulho nas ideias do autor israelense, transformando conceitos antropológicos complexos em experiência teatral acessível. A atriz, que completou 71 anos justamente no dia da apresentação, também participará da Aula Magna da Escola Sesc de Artes Dramáticas, compartilhando sua vasta experiência em teatro, TV e cinema.