Um mito trágico em reconstrução

Monólogo 'Mata Teu Pai', com Débora Lamm, tem sessão única gratuita nesta segunda no Parque de Ideias

Por

Débora Lamm revive o mito trágico de Medeia no monólogo 'Mata Teu Pai'

Após ser indicada ao Prêmio Shell de melhor atriz por "Último Ensaio", que celebrou os 15 anos da Cia OmondÉ, Debora Lamm volta ao teatro com o monólogo "Mata teu pai", em apresentação única segunda e terça-feira (26 e 27), na Biblioteca Parque Estadual. Com entrada gratuita, a sessão faz parte do projeto Parque de Ideias.

Com direção de Inez Viana e texto de Grace Passô, a peça é inspirada na personagem Medeia, da tragédia grega, e propõe um olhar contemporâneo sobre temas como patriarcado, retrocesso e intolerância. A encenação se apoia no discurso da protagonista, com forte participação do público.

Desde sua estreia em 2017, "Mata teu pai" propõe uma releitura do mito sob a ótica da mulher imigrante. A Medeia de Grace Passô é uma figura em deslocamento, que cruza caminhos com outras mulheres - síria, cubana, haitiana, judia, paulista - e encontra nessas trocas tanto acolhimento quanto julgamento. "Ela não sofre por ele com aquele amor romântico idealizado. Sofre pela postura dele. Ela virou mãe solo", diz Debora.

Segundo Inez Viana, o espetáculo revisita a condição feminina ao expor as feridas abertas pelo patriarcado. "'Mata teu pai' é mata o patriarcado", afirma.

Sexto espetáculo da Cia OmondÉ e o primeiro monólogo de seu repertório, "Mata teu pai" é também o ponto de partida de uma trilogia idealizada por Inez e escrita por Grace Passô. A segunda peça, "Mata teu pai, ópera balada", estreou no Sesc Pompeia em 2022.

SERVIÇO

MATA TEU PAI

Biblioteca Parque Estadual (Av. Presidente Vargas, 1261, Centro)

26 e 27/5, às 18h

Entrada franca, com retirada de ingressos no site do projeto (https://parquedeideias.com)