Duas potências cênicas em ação
Amir Haddad e Renato Borghi dividem pela primeira vez o palco em espetáculo que homenageia suas trajetórias monumentais
Um palco pode ser espaço pequeno para tanto talento junto. Mas teatro como o teatro tem sua magia, tudo pode acontecer. Dois monstros sagrados de nossa arte cênica, Amir Haddad e Renato Borghi, se encontram pela primeira vez no palco em "Haddad e Borghi: Cantam o Teatro Livres em Cena", espetáculo que celebra os 70 anos de amizade entre os dois artistas e marca a estreia de uma colaboração inédita. Com direção e idealização de Eduardo Barata, a montagem chega ao Teatro Adolpho Bloch em 2025, ano em que ambos completam 88 anos de vida e quase duas centenas de história somadas nos palcos.
Ícones da cena teatral brasileira, Amir e Borghi revisitam, em uma montagem de espírito tropicalista e pulsante, marcos fundamentais de suas trajetórias — Amir à frente do grupo Tá na Rua, Borghi no lendário Teatro Oficina, sob a batura do genial e saudoso Zé Celso Martinez Corrêa (1937-2023). A encenação começa antes mesmo da abertura das cortinas: o foyer do teatro se transforma em instalação performática com exposição de fotos, números circenses, canto lírico, marchinhas de Carnaval e obras visuais que conectam a plateia ao universo dos homenageados.
O espetáculo propõe uma conversa viva entre os atores e o público, com reflexões sobre o ofício do intérprete, o fazer teatral e os múltiplos "Brasis" que os habitam. A cena é permeada por trechos de grandes autores da língua portuguesa, como Guimarães Rosa, Clarice Lispector e Drummond, e canções históricas que pontuaram suas trajetórias.
Com roteiro assinado por Eduardo Barata e Elaine Moreira, e pesquisa de Claudia Chaves, crítica teatral do Correio da Manhã, o espetáculo presta uma homenagem definitiva (e necessária) ao legado de dois gênios do palco, dois artistas que honram seus ofícios e ajudaram a moldar o teatro e os costumes brasileiros. A trilha sonora, executada ao vivo pelo Trio Júlio, reforça a emoção desta celebração histórica de dois artistas que transformaram gerações e seguem brilhando nos palcos seja aonde for.