Pelos labirintos da memória
Espetáculo da Pequena Companhia de Teatro estreia no CCBB com trama inspirada em Borges e debate sobre memória, verdade e ditadura
Com dramaturgia e direção de Marcelo Flecha, o espetáculo "Ensaio sobre a Memória" estreia no próximo dia 22 no Teatro III do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. Em cartaz até 2 de junho, a montagem dá continuidade à ocupação da Pequena Companhia de Teatro no CCBB-RJ e se inspira livremente no conto "A outra morte", de Jorge Luis Borges, no qual a memória de um homem parece reconstruir-se à revelia da realidade histórica.
Na trama, um escritor e sua assistente tentam remontar a trajetória de um sujeito que, após ser brutalmente torturado por um regime militar latino-americano, delatou seus companheiros e passou o resto da vida tentando resgatar alguma forma de dignidade. O espetáculo se estrutura como um jogo de versões, silêncios e lacunas, no qual o espectador é levado a duvidar da estabilidade da verdade e da confiabilidade da memória.
A montagem propõe uma reflexão crítica sobre os mecanismos de manipulação da memória coletiva, a fragilidade da verdade histórica e os efeitos do apagamento. Em cena, Cláudio Marconcine, Tássia Dhur, Lauande Aires e Kátia Lopes interpretam personagens que transitam entre momentos de introspecção, tensão e denúncia, num registro que mistura poesia e brutalidade. A trilha sonora, também assinada por Lauande Aires, contribui para a criação de uma atmosfera inquietante e onírica.
Criado a partir do método que Marcelo Flecha batizou de "Dramaturgia da escuta", o espetáculo parte de improvisações e longos processos de escuta entre os atores e a direção. "Enquanto muita gente aposta na autoficção ou no teatro documental, seguimos na contramão, acreditando que o teatro dramático ainda carrega uma potência profundamente contemporânea", afirma Flecha.
Estreado em 2019, "Ensaio sobre a Memória" já passou por importantes festivais e palcos do país, como o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, o Festival Cena Nordeste, em Olinda, e a Mostra Guajajara de Artes, em São Luís, além de temporadas em Fortaleza, Mossoró e na capital maranhense, onde a companhia tem sua sede.
Fundada há vinte anos no Maranhão, a Pequena Companhia de Teatro é conhecida por sua abordagem autoral e rigorosa no trabalho dramatúrgico. O grupo construiu ao longo de duas décadas uma trajetória marcada por espetáculos com forte densidade temática e apuro formal, que circulam amplamente por festivais nacionais e internacionais. Sua atuação inclui também ações de formação de plateia, oficinas e atividades educativas em diversas regiões do país.
A montagem faz parte da Ocupação Pequena Companhia de Teatro, que celebra os 20 anos do grupo com uma série de ações no CCBB-RJ. Além de "Ensaio sobre a Memória", a programação inclui mais três espetáculos baseados em obras literárias, além de uma mostra de repertório, oficinas e debates com artistas e pesquisadores convidados. A próxima peça a entrar em cartaz será "Desassossego", livremente inspirada na obra de Fernando Pessoa, com temporada entre os dias 5 e 9 de junho.
SERVIÇO
ENSAIO SOBRE A MEMÓRIA
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro - Teatro III (Rua Primeiro de Março, 66 - Centro)
De 22/5 a 2/6, de quarta a sábado (19h) e domingos (18h)
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia)