Pode-se brincar que os musicais são mais antigos do que rascunho da bíblia, pois é das artes aquele engloba todas as outras. Texto, música, dança, atuação, canto, artes plásticas estão incorporados desde as manifestações performáticas na Grécia Antiga e no Império Romano. Coros cantando foram as primeiras manifestações de combinar na mesma história, música e movimento.
A partir do Renascimento, a música passa a ser protagonista nas nascentes óperas. Assim, passeia-se pelas operetas, vaudevilles, gêneros que ficaram extremamente populares porque todas as expressões estão reunidas ao mesmo tempo e com isso provocam todas as emoções; lágrimas e risos coexistem lado a lado. O entretenimento. Ganha, de todas as artes, princípios da melhor estética fazendo o musical uma forte presença quando se fala em artes performáticas.
Aqui no Brasil não foi diferente. O musical foi importante no processo que os jesuítas utilizaram para divulgar a religião católica. Na primeira metade do Século XX, o teatro de revista enchia as plateias, criando ídolos como Dercy Gonçalves, Grande Otelo, as vedetes da Praça Tiradentes. A partir do final do século passado, os musicais, de todas as possibilidades - versões da Broadway e do West-End, brasileiros, biográficos, em solo, com enormes elencos - passam a ter um papel importantíssimo na criação de público e no surgimento de novos talentos.
Nos últimos oito anos, o Teatro Riachuelo entrou no mapa do Rio como uma das principais casas de espetáculos da cidade, ao receber uma série de estreias e temporadas concorridas de teatro, show e teatro musical. Não é à toa que o espaço alcançou já público superior a 1,1 milhão de espectadores em mais de 1,5 mil sessões. Para celebrar o aniversário com uma comemoração à altura deste feito, o teatro receberá duas únicas apresentações de um espetáculo idealizado especialmente para a ocasião e em formato inédito no Brasil.
Batizado de "Musicais in Concert", o megashow vai reunir grandes estrelas dos palcos brasileiros em uma Noite de Gala idealizada por Aniela Jordan, com texto e direção de Claudio Botelho.
Acompanhada pela Orquestra Petrobras Sinfônica, sob a regência do maestro Felipe Prazeres, a lista de participantes será extensa e vai englobar artistas de diferentes estilos e repertório, como Alessandra Verney, Analu Pimenta, Beto Sargentelli, Claudia Netto, Ester Freitas, Gottsha, Giulia Nadruz, Gustavo Gasparani, Jules Vandystadt, Laila Garin, Lilian Valeska, Lucinha Lins, Malu Rodrigues e Totia Meireles.
Como não poderia deixar de ser, o repertório da noite será baseado em grandes clássicos do teatro musical brasileiro e internacional. Alguns deles saídos de espetáculos que foram encenados ali no palco do Riachuelo, como o clássico "A Noviça Rebelde", que alcançou mais de 100 mil espectadores entre abril e junho deste ano. Ou as canções que fizeram de "Elis, a Musical" um outro fenômeno de público no local.
O elenco infanto-juvenil de "A Noviça Rebelde", inclusive, fará uma participação especial na noite, com as presenças confirmadas de Giovanna Rangel, João Pedro Chaseliov, Bruna Negendank, Samuel Ebendinger, Cath Gordilho, Júlia Salarini e Clara Portella.
A presença da Orquestra Petrobras Sinfônica, uma das maiores e mais prestigiadas do continente, garante a altíssima qualidade do espetáculo. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra firmou-se como um ente cultural que expressa a pluralidade da música brasileira e transita fluentemente por distintos estilos e linguagens. Tem como diretor artístico e maestro titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional.
Títulos que marcaram época na Broadway também estarão no roteiro, com números da trilha de "Cabaret", "O Mágico de Oz", "Sweet Charity", "Funny Girl" e "Company", entre muitos outros. A maioria das letras será cantada em português em versões - algumas inéditas - de Claudio Botelho, que também vai assumir a função de mestre de cerimônias da noite. Ao apresentar os solos, duetos e números em conjunto, Botelho contará algumas histórias de bastidores do universo teatral.
SERVIÇO
MUSICAIS IN CONCERT
Teatro Riachuelo (Rua do Passeio 38, Cinelândia)
15/11, às 16h e 20h
Ingressos entre R$ 21 e R$ 180