Por: Cláudia Chaves

NA RIBALTA: A dança do rei

Gaveston & Eduardo | Foto: Robert Schwenck/Divulgação

O rei Eduardo II da Inglaterra (1284-1327) e seu amante Piers Gaveston, o Conde da Cornualha (1284-1312), viveram uma relação de amor proibido, poder e resistência que abalou a monarquia. Com o objetivo de ressignificar dramas centenários em um cenário que dialoga com desafios da sociedade contemporânea, a Renato Vieira Cia de Dança apresenta o seu novo espetáculo, "Gaveston & Eduardo", na Arena do Sesc Copacabana, até este domingo. A obra traz à tona os preconceitos que, embora enraizados em outra época, refletem as sombras de nosso cotidiano.

 

Transformações

Bendegó | Foto: Aloysio Araripe/Divulgação

"Bendegó", da Definitiva Cia. de Teatro, está no Sesc Tijuc. O texto de Livs e direção de Jefferson Almeida propõem uma reflexão sobre a sociedade brasileira e suas transformações, dando continuidade ao espetáculo "O Som e a Fúria - Um Estudo Sobre o Trágico" (2020), criado no contexto da iminência de uma catástrofe global. "Bendegó" aprofunda essa investigação, usando a crise sanitária como ponto de ruptura, um cataclismo a partir do qual toda uma visão de mundo se desloca de maneira radical.

Óperas na Sala

Ópera na Sala Cecília Meireles | Foto: Divulgação

A Sala Cecília Meireles apresenta a Companhia de Ópera de Lapa com dois espetáculos baseados em óperas famosas: sexta-feira (8), às 19 h, tem "Carmen", de Georges Bizet (1838-1975); e sábado (9), às 16h, tem "Tosca", de Giacomo Puccini (1858-1924). A Companhia é núcleo de criação de espetáculos de Ópera para animar todo um ciclo criativo com formação de novos públicos, fomento à difusão da Ópera, através do estímulo à formação de novos profissionais e de novos diálogos entre a ópera e outros campos da vida artística nacional.