Por: Cláudia Chaves

NA RIBALTA: Pina Bausch à carioca

Cena de Bar da Esquina da Cia de Atores Bailarinos | Foto: Divulgação

A Cia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch comemora 25 anos e apresenta no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro "Bar da Esquina". A programação especial e gratuita acontece neste sábado e domingo (21 e 22), às 19h e 18h, respectivamente. O espetáculo de dança é fundamentado na dramaturgia de Nelson Rodrigues e Carlos Heitor Cony, traduzindo para o carioquês a obra "Café Muller", da coreógrafa alemã Pina Bausch. A partir da pesquisa, oito atores bailarinos dançam as noites cariocas com encantos, expectativas, traições e desconfortos.

 

Nove personalidades

Cena do espetáculo 9 | Foto: Renato Mangolin/Divulgação

Será que as comunidades médica e teatral são capazes de se unir para chegar a um diagnóstico? Este é o convite feito aos espectadores do espetáculo "9", peça do coletivo Delicadas Criaturas em cartaz no Auditório do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, em Botafogo, de sexta a domingo, às 19h. Dirigida por Demetrio Nicolau, a dramaturgia de Demetrio e Nara Keiserman acompanha uma ex-atriz de 85 anos com múltiplas personalidades que personagens a partir de textos de Brecht, Molière, Shakespeare, Sófocles e outros.

Comédia de erros

Em Nome do Filho | Foto: Divulgação

"Em nome do Filho", de Guilherme DelRio, indicada ao Prêmio Papo mix da diversidade 2018, como melhor espetáculo com temática LGBTQIA , está com sessões aos sábados no Teatro Candido Mendes. É uma comédia de erros, encontros e desencontros. O espetáculo também apresenta performances musicais, cômicas e sensuais. A montagem lembra, em seus melhores momentos, o universo do cineasta Pedro Almodóvar ao falar sobre a diversidade sexual colocando uma luz sobre esse tema tão sem deixar de tocar em pontos importantes desta, tudo de forma divertida e leve.