Por: Cláudia Chaves

NA RIBALTA: Reflexões em cena

O Espelho | Foto: Divulgação

Baseado no conto homônimo de Machado de Assis, "O Espelho", com direção de Jitman Vibranovski e encenado por Paulo Antunes, está em cartaz aos sábados e domingos na Cidade das Artes. O solo apresenta toda a complexidade e riqueza do clássico machadiano para o público refletir sobre o valor da individuação do ser humano. Todos os personagens da trama aparecem na figura de Paulo. Sem trilha sonora, cenário ou troca de figurino, o ator assume todos os papéis, tendo a iluminação parceira de cena. Após a apresentação, o público é convidado para um debate.

 

Diálogos afiados

Copacabana - Quem Decide Por Mim? | Foto: Divulgação

"Copacabana - Quem decide sobre mim?", espetáculo inspirada em Nelson Rodrigues e Woody Allen, apresenta diálogos afiados e situações inesperadas. Palco de encontros e desencontros, a montagem explora, com leveza e profundidade, temas relevantes e por vezes incômodos como a maternidade, o peso das responsabilidades femininas, a compatibilidade entre casais, as pressões culturais, o patriarcado, as traições e a crise de meia-idade. Estreia neste sábado (7), às 16h, no Centro Cultural da Justiça Federal.

Memorias e afeto

As Celas Coisas da Vida | Foto: Daniel Barboza/Divulgação

Em "As Belas Coisas da Vida", Dom Miguel passa os verões na casa de praia do tio Tatí, em São Pedro do Mar, onde conversam e brincam de construir castelos de areia. No entanto, a relação deles toma um novo rumo quando Dom Miguel descobre que tio Tatí está perdendo a memória. A partir daí, o menino embarca em uma jornada de aventuras para preservar as boas lembranças entre eles. Música ao vivo, bonecos e formas animadas incrementam a narrativa. Sesc Tijuca (Teatro I). Rua Barão de Mesquita, 539, Tijuca. Sáb e dom, às 16h. Até 13/10. R$ 10 e R$ 5 (meia).