Inaugurada em 21 de agosto de 2023, a Escola Popular de Teatro da Baixada, cria do Instituto Cultural Cerne e pela Cia Cerne, em São João de Meriti, hoje já se consolida como um polo aglutinador de diferentes ações culturais na região. Os números alcançados impressionam.
Neste período, mais de 200 alunos, a maior parte composta por moradores da Baixada Fluminense, participaram das nove turmas oferecidas pela instituição, que fez de sua sede, no Centro de São João, um dos espaços culturais mais movimentados da cidade. Já foram oferecidas, sempre gratuitamente, 866 horas/aula em oficinas de atuação, direção, dramaturgia e produção, contemplando estudantes com idades que variam de 4 a 62 anos.
"O Instituto Cultural Cerne e a Cia Cerne sempre tiveram um histórico de luta pela valorização da cultura periférica e pela redução dos impactos da hegemonia cultural que centraliza as ações de cultura, lazer e desenvolvimento social em áreas afastadas da Baixada Fluminense. Há um ano, esse trabalho foi intensificado com a criação da Escola Popular de Teatro da Baixada", explica Vinícius Baião, que este ano ganhou o Prêmio Shell de Teatro na categoria dramaturgia, a mais importante do país.
Continua na página seguinte