Por: Cláudia Chaves

NA RIBALTA: Narrativas femininas

De Mim Ecoaram Vozes | Foto: Dayana Sabany/Divulgação

Com o movimento de Exú e a inspiração de Oyá, o espetáculo "De Mim Ecoaram Vozes" narra e reconstroi a vida de mulheres periféricas que, com suas potencialidades, enfrentam os desafios do machismo e racismo presentes na sociedade brasileira. Criado e idealizado por integrantes do coletivo Mulheres ao Vento (MAV) e musicistas parceiras, o espetáculo estará em cartaz nas arenas Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, neste domingo (28), às 17h, e Dicró (Penha Circular) nos dias 1 e 2 de agosto, às 14h e 19h - com duas sessões diárias.

 

Caos cômico

Fumaça | Foto: Aline Capobianco/Divulgação

Misturando técnicas de teatro físico, bufonaria e cabaré, incluindo palhaçaria, ilusionismo, escapismo e manipulação de objetos, o espetáculo circense "Fumaça - Puro Visaje", com Daniel Satin, convida o público a uma jornada que começa de forma leve e se transforma em um caos atrevido e delirante. É uma paródia com um humor cínico e sarcástico que desafia as percepções da realidade e explora os limites da loucura. Qui a dom, às 19h. Teatro Sesc Copacabana (Rua Domingos Ferreira, 160). 12 anos. 50min. R$30. Até o dia 18 de agosto.

O corpo vulnerável

Ássara | Foto: Divulgação

O Centro Cultural Espaço Tápias recebe neste sábado e domingo (27 e 28), às 19h, a artista performer Margot, com "Ássara", seu primeiro solo, com a premissa de encarar a fragilidade, o medo, a finitude e a percepção do corpo como perecível e vulnerável, encontrando formas de sobreviver e de criar uma ficção de coragem e força. Margot, intérprete, performer, dancarine não-binarie e professora, move-se a partir do voguing, waacking, vivências da comunidade ballroom, cultura hip hop e dança contemporânea.