Por: Cláudia Chaves

NA RIBALTA: Na mitologia iorubá

Nove dançarinas integram o elenco de 'Iyamesan', espetáculo que aposta na potência de mulheres negras | Foto: Natália dos Anjos/Divulgação

Em cartaz no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, na Tijuca, até domingo (7), o espetáculo de dança "Iyamesan" valoriza a potência das mulheres negras. Na cultura iorubá, Yamesan foi cortada em nove partes, sendo a mãe dos noves filhos, a mãe dos nove céus. O projeto conta com nove bailarinas em cena e com uma equipe majoritariamente da Zona Norte, formada por mulheres negras, passando por todas as etapas de realização do projeto como idealização, direção, trilha sonora, bailarinas entre outros setores de produção. Gratuito.

 

Aulão de dança gratuito

Neste sábado (6) tem Aulão do Bem, projeto que leva bailarinos de todas as idades e níveis de conhecimento, para uma aula de ballet no Theatro Municipal. A iniciativa da aluna de ballet Lu Fernandez, idealizadora do Instagram @balletaos60, busca incentivar os adultos a praticar a dança. A inscrição custa R$55, que será destinada à Associação de Amigos da Escola de Dança Maria Olenewa (Amadança) e os participantes ainda contribuem com doação de produtos para o Retiro dos Artistas. Informações: @balletaos60.

Villa para crianças

Villa-Lobos para crianças | Foto: Divulgação

Em uma combinação lúdica de música, encenação e animações 2D, a Caseiras Produções Culturais apresenta, "Villa-Lobos, Cantigas e Crianças". O espetáculo, com o Quinteto Villas-Lobos, é baseado nas cantigas populares recolhidas e sistematizadas pelo Maestro Heitor Villa-Lobos, em sua seleção do guia prático, traz uma experiência imersiva nas tradições culturais brasileiras. Em sete apresentações abertas ao público, de 6 a 27 de abril, na Ecovilla Ri Happy, são as brincadeiras e cantigas de rodas que pouco têm sido lembradas na vida contemporânea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.