Teatro em todas as dimensões

No Dia Mundial do Teatro, Leandro Santanna, legítimo artista e ativista das artes cênicas, escreve artigo exclusivo para o Correio sobre a data

Por Cláudia Chaves | Especial para o Correio da Manhã

Leandro Santanna

O Dia Mundial do Teatro, 27 de março, foi criado em 1962 e marca a inauguração do Teatro das Nações, em Paris. A criação da comemoração é do Instituto Internacional do Teatro para lembrar desta arte milenar que, desde a antiguidade, expressa e divulgar a cultura dos diferentes povos.

Como forma de marcar a importância da data, é costume a divulgação de mensagem de uma figura emblemática partilhar o seu pensamento sobre o tema. A primeira mensagem internacional para o Dia Mundial do Teatro foi escrita por Jean Cocteau.

O Correio da Manhã resolveu escolher Leandro Santanna para seguir a tradição internacional e escrever a mensagem para expressar o que sente pelo teatro. Leandro, uma liderança, um ativista, grande ator de todos os gêneros e dono de uma das melhores gargalhadas que conhecemos.

Produtor Cultural, formado em Gestão pública, ator com mais de 40 espetáculos em teatro, diversas participações em filmes, novelas e séries. Leandro não para. Acaba de participar de Renascer e foi homenageado como personalidade pelo vereador Edison Santos. Criou o Festival de Teatro de Queimados, onde foi Secretário de Cultura, foi diretor do MUHCAB, Coordenador de Escola de Artes da Faetec, Presidente da AAJOB, e atualmente integra o Júri RJ do Prêmio Shell de Teatro. Confira aabaixo: