Por: Cláudia Chaves | Especial para o Correio da Manhã

Teatro em todas as dimensões

Leandro Santanna | Foto: Divulgação

O Dia Mundial do Teatro, 27 de março, foi criado em 1962 e marca a inauguração do Teatro das Nações, em Paris. A criação da comemoração é do Instituto Internacional do Teatro para lembrar desta arte milenar que, desde a antiguidade, expressa e divulgar a cultura dos diferentes povos.

Como forma de marcar a importância da data, é costume a divulgação de mensagem de uma figura emblemática partilhar o seu pensamento sobre o tema. A primeira mensagem internacional para o Dia Mundial do Teatro foi escrita por Jean Cocteau.

O Correio da Manhã resolveu escolher Leandro Santanna para seguir a tradição internacional e escrever a mensagem para expressar o que sente pelo teatro. Leandro, uma liderança, um ativista, grande ator de todos os gêneros e dono de uma das melhores gargalhadas que conhecemos.

Produtor Cultural, formado em Gestão pública, ator com mais de 40 espetáculos em teatro, diversas participações em filmes, novelas e séries. Leandro não para. Acaba de participar de Renascer e foi homenageado como personalidade pelo vereador Edison Santos. Criou o Festival de Teatro de Queimados, onde foi Secretário de Cultura, foi diretor do MUHCAB, Coordenador de Escola de Artes da Faetec, Presidente da AAJOB, e atualmente integra o Júri RJ do Prêmio Shell de Teatro. Confira aabaixo:

 

ARTIGO: 'Me sinto um artista mais útil ao mundo'

O Teatro é o lugar onde eu sou mais feliz, o lugar onde eu tenho ciência de conseguir fazer absolutamente tudo que eu quero, onde temos a liberdade de ensaiar como vai ser a vida, dirigir o seu rumo, iluminar mais isso do que aquilo, vestir menos esta do que aquela parte... tenho certezas e poderes que fora do palco eu não tenho. Já vendi picolé, suco de laranja, me endividei, já abri portas pra algumas pequenas Artigo conquistas da classe, já me arrependi de algumas ações, mas o meu amor pelo teatro continua intacto!

Acredito que o acerto é conseguir dar um jeito de conciliar o meu ofício de trabalhador do teatro com as outras funções que fui exercendo na vida, e sempre fiz tudo com o teatro e pelo teatro. Sempre escutei: "Não é melhor dar um tempo?" Ou ainda "Como você consegue fazer as duas coisas?" E sempre respondi: "Se eu não conseguir continuar me inspirando no Teatro, tendo este espaço onde aprendo e respiro pra não pirar, não sei tocar nenhuma outra função pública..." E tem dado certo há mais de 20 anos...

A política é presença fundamental principalmente na arte! Nada contesta mais as certezas da existência humana que a arte, e isso é fazer política, me enxergo neste lugar desde sempre, em todas as articulações que fiz e faço pra garantir mais acesso a arte para as pessoas que vem de onde eu venho, são articulações que mudam o cotidiano de muita gente, e me sinto um artista mais útil ao mundo e ao teatro, afinal eu devo tudo que consegui até hoje devo ao jovem teimoso de desde o início dos anos 90 resolveu sair de Queimados todo dia, (muitas vezes pulando o muro da estação pra poder pegar o trem), pra aprender um pouco mais sobre o teatro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.