Por: Cláudia Chaves (Especial para o Correio da Manhã)

CRÍTICA / RESTAURANTE / SUSHI PEIXOTO | Muito além do japa

Maki com camarões frescos e verdadeiramente grandes | Foto: Divulgação

Fomos, em um encontro de família - um trio de Cs, e, Chico (filho) e Carol (nora) provar os novos pratos do Peixoto Sushi, posto que lá é a certeza absoluta de frutos do mar fresquíssimos. Recebidos pela Vivien que nos conduziu para conhecer as novidades criadas pelo chef Alex Emilio, os contemporâneos que levam o Peixoto a outro patamar. Pratos com total licença poética ao fusion, que combina elementos de diferentes tradições culinárias originárias de diferentes culturas.

Vieram as perfeitas gyozas (o pastel asiático, cozido e pontas crocantes) recheadas de shitake e nirá. Mergulhamos no molho ácido que não encharca e só acrescenta sabor. Nesse instante, chegaram as ostras, fresquíssimas e aplaudimos de pé, porque somos a família frutos do mar. No limão leve, finalizadas com ovas de massago - que em japonês é areia pequena - e sal grosso ao final que nos levou aos oceanos.

Em time que está ganhando não mexe e veio o Maki com três camarões verdadeiramente grandes, pescados na noite anterior. Dois deles empanados, juntos com cream cheese, são envoltos com arroz e uma lâmina fina de salmão e finalizados com o croc do terceiro VG. Para os principais escolhemos camarão VG grelhado, com batata roxa, nirá e shitake; o polvo à provençal tentáculos de polvo grelhados na chapa, com arroz negro. Os camarões enormes cuja carne tenra é casamento para vida com a batata roxa. E as pernas do polvo grelhadas na exatidão. O ponto altíssimo foi o difícil arroz negro. Um risoto, com os grãos na macio e deliciosamente úmidos. O melhor que já provamos.

Terminamos com Esfera de chocolate, recheada de sorvete e frutas, com a calda de chocolate. E saímos dali com a certeza que, se é que é possível e foi, o Peixoto Sushi está ainda melhor.

SERVIÇO

SUSHI PEIXOTO

Rua Conde de Bernadotte, 26 - Loja L - Leblon

Terças e quartas (12h às 23h), quintas, sextas e sábados (12h a 0h) e domingos (12h às 22h)