Por:

À sociedade, as batatas

Por Cláudia Chaves

Especial para o Correio da Manhã

Em montagem inédita no Brasil, o grupo Teatro Voador Não Identificado, comemora dez anos e estreia, na Arena do Sesc Copacabana, o espetáculo "Saco de Batata", peça escrita em 1981 pelo francês Georges Perec com direção de Julia Bernat.

É a história absurda de seis personagens: o Homem, a Mulher, o Menino, a Menina, A Velha e o Empregado, que estão presos numa sala descascando batatas. No elenco, Leandro Santanna, Angela Rabello, Clarisse Zarvos, Gabriel Vaz, Larissa Siqueira e Pedro Henrique Muller.

Perec é considerado um dos grandes inovadores da literatura no século XX, cuja prosa, extremamente lúdica, recorre à lógica e à matemática para lançar uma luz surpreendente sobre os detalhes mais repetitivos da chamada sociedade de consumo.

Se utilizando de metalinguagem, o texto reflete sobre temas como escassez, pós-guerra, isolamento, assim como a própria materialidade do teatro. "O mais importante do texto é lançar uma reflexão do mundo dos pós. A humanidade promove guerras e também a paz, mas e depois? Que mundo viveremos depois da pandemia? Como construir um mundo depois desses momentos catastróficos da história?", questiona Luiz Antonio Ribeiro, que assina a tradução do texto do dramaturgo francês.

"Montar esse texto hoje é trazer para cena a materialidade do teatro, e da precariedade da nossa realidade. A inventividade que precisamos ter para sobreviver", completa Julia Bernat, que há 11 anos segue carreira internacional, trabalhando como atriz com a diretora e dramaturga Christiane Jatahy, ganhadora do Leão de Ouro da Bienal de Veneza deste ano pelo conjunto de sua carreira teatral.

"Depois de tanto tempo confinados em casa, é um prazer desmedido voltar aos palcos com um texto que dialoga com o nosso trabalho artístico por meio de personagens confinados que tem um abacaxi nas mãos, digo, várias batatas, então, vamos descascar!", destaca o ator Leandro Santanna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.