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Especulações sobre o tempo

O humor diferenciado - e afiado - do Centro Teatral e Etc e Tal para o público adulto está de volta. Duas décadas depois, os personagens do espetáculo Fulano & Sicrano voltam em nova roupagem teatral em "Esperando Beltrano" - que ganhou o Prêmio do Humor Fábio Porchat para montagem da obra inédita, agregado ao Prêmio Sesc Pulsar, com estreia e temporada no Sesc Copacabana, entre 11 de agosto e 4 de setembro, de quinta a domingo.

Escrita pelos atores e mímicos Alvaro Assad e Márcio Moura, o espetáculo coloca o fator tempo como norte e revisita de forma ácida o universo do teatro contemporâneo, com doses de histrionismo e virtuosismo físico e gestual - apresenta a comicidade na busca das diversas e inusitadas linguagens, da narração histriônica ao silêncio do gesto.

Os personagens atravessam o tempo rasgando literalmente a metalinguagem teatral, cena, figurinos, adereços, luz, música e cenário. O que acontece se atores envelhecem 200 anos? Há quanto tempo o tempo dura? Histórias sobre o tempo e as relações entremeadas dos personagens (artistas) com o tempo fazem parte do enredo - com ambos envelhecendo no palco, ao vivo, ao adotarem o visagismo de Cleber de Oliveira como uma das cenas mais centrais do espetáculo.

Fulano e Sicrano são diversos ou um somente. Personagens que se encontram em escombros de um tablado de teatro e com ele configuram a troca cênica do surreal. O que fazer, falar e para onde ir? E falar é necessário? Prestes a completar 30 anos em 2023, estas perguntas sugerem como a Companhia trata hoje a questão do tempo, questões que seguram o espetáculo e são trazidas à tona pela pantomima - que é lugar de pesquisa milenar no teatro gestual e marca registrada dos espetáculos do grupo.

Ao final das apresentações, sobre quem seria o Fulano e quem seria o Sicrano, na montagem de 1999, a primeira do grupo, Assad e Moura respondiam sempre da mesma maneira, a jogar com o público: "eu sou Beltrano". Desse fato surgiu a ideia de criar o espetáculo "Esperando Beltrano". Alvaro adianta que o título da montagem faz um trocadilho com uma das mais importantes obras do século XX, "Esperando Godot", de Samuel Beckett.

Os personagens Fulano e Sicrano (ou os atores Alvaro Assad e Marcio Moura) se encontram novamente no palco para atravessar o olhar do público com suas inesperadas situações cômicas. Quem é Beltrano que Alvaro Assad e Marcio Moura (ou Fulano e Sicrano) esperam? Ou o que é? A resposta é uníssona: o absurdo da mímica dialoga com o teatro do absurdo, desde sempre.

"O mote principal e lugar de partida de "Esperando Beltrano" é a mescla do envelhecimento/amadurecimento do espetáculo original ("Fulano & Sicrano"), que estreou em 1999 e hoje, mais de duas décadas passadas, temos esses personagens no espetáculo, um elenco, uma companhia carregando virtuose, e acúmulos de histórias. Referenciar o espetáculo primário e o repertório de espetáculos, em uma releitura sobre ele, é fundamental para a bússola dessa busca. Definitivamente o que almejamos não é alguém e sim o tempo que é intangível para nós. O diálogo, mesmo que subliminar. com um dos mais significativos textos teatrais da história, 'Esperando Godot', é latente e com isso o diálogo da arte é presente e inspirador de cruzamentos estéticos, ainda que pincelados", diz Marcio Moura.

"O Etc e Tal foi fundado em 1993 e tem um repertório de 10 espetáculos, que são revisitados em cena neste novo espetáculo, ou com referências para aqueles que já nos assistiram. Para os que não vivenciaram, o tempo é agora. 'Esperando Beltrano' é a espera do espectador e finalmente seu encontro presencial", diz Assad, responsável pela direção e a preparação mímica.

O espetáculo apresenta a comicidade na busca das diversas e inusitadas linguagens do Etc e Tal. Do teatro do absurdo às histórias narradas, da comicidade sem palavra ao inusitado do bufão, do lirismo à reflexão. "Independentemente de quem ou que, o convite é a experiência do para onde vamos no teatro e sua experiência ao vivo e efêmera", define Assad.

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