Por:

Egberteando na Lapa

Por Affonso Nunes

A obra de Egberto Gismonti recebe releituras de uma infinidade de artistas em variados formatos. Uma interessante versão do repertório do genial compositor fluminense pode ser conferida hoje no Espaço Guiomar Novaes, na Sala Cecília Meireles, com o espetáculo "Egberto 75", em apresentação do duo Ana Oliveira & Sergio Raz, a partir das 19h.

Ana Oliveira se reveza no violino, no violino elétrico e na rabeca enquanto Raz toca violão de 6 cordas, violão de 8 cordas, viola de 12 cordas e guitarra elétrica. A união desses dois virtuosos nasceu durante a edição 2018 do MIMO Festival, em Olinda (PE).

Além do ótimo trabalho autoral, os dois músicos adotaram em seu repertório obras de compositores que são referências para o duo como Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Tom Jobim, Villa-Lobos e Música Armorial.

O duo já se apresentou em importantes palcos do eixo Rio-São Paulo, como Blue Note (SP e Rio), RJ, Sala Cecília Meireles, Casa do Choro, Centro de Referência da Música Carioca, Centro de Artes da UFF, MIMO Festival 2019 (Rio e SP), MIMO Festival Digital 2021, Série Encontros da MdA Internacional, entre outros. Ana e Raz também se apresentaram também em Portugal durante a programação do MIMO Festival Amarante (2019), com grande aceitação do público.

Radicada no Rio, a violinista paulistana é spalla da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF e integrante do renomado Trio Puelli. Em 2020, no auge da pandemia, aventurou-se ao lançar o álbum "Dragão dos Olhos Amarelos", com participação de André Mehmari, e o livro "O Violino na Música Contemporânea Brasileira", marcando sua estreia com CD solo e como autora na literatura musical.

Já o pernambucano Sérgio Raz tem um rico trabalho autoral que contempla desde a música armorial, jazz, flamenco e música eletroacústica. Todo esse ecletismo está contemplado em sua discografia composta por seis álbuns: "Segundo Romançário" (2009), "Sonoris Fábrica" (2011), "Dançando aos Pés de Shiva" (2012), "A Sublime Ciência e o Soberano Segredo" (2013), "Concerto Armorial" (2014), "Flutuando Sobre As Ondas" (2015) e o mais recente, "Carta de Amor e outras Histórias", lançado em duo com Ana de Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.