Por: Cláudio Handrey - Especial para o Correio da Manhã

Um rolê suburbano pela Europa

Atores da Cia Os Ciclomáticos em passagem pela Espanha em 2024 | Foto: Divulgação

Com uma carreira sólida e conceituada, a talentosa Companhia de Teatro Os Ciclomátcos, que completou 29 anos em 2025, sob a batuta do ator, diretor, dramaturgo Ribamar Ribeiro, se prepara para retornar a uma turnê internacional pela Europa, com os espetáculos "Ariano - O Cavaleiro Sertanejo" e "A Farra do Boi Bumbá". Os atores Carla Meirelles, Getulio Nascimento, Julio Cesar Ferreira, Nívea Nascimento, Renato Neves, Fabíola Rodrigues, Fernanda Dias, Cachalote Mattos, Juliana Santos, Mauro Carvalho e o diretor artístico Ribamar Ribeiro, celebram mais uma vitória de um grupo de artistas resilientes, oriundos de Bonsucesso, da efervescência cultural do subúrbio carioca, que vem trafegando pelos palcos brasileiros - e fora dele. Traduzindo vozes, esperanças, agruras, encantos da periferia para o universo teatral, se dedicam ao desenvolvimento de uma linguagem cênica, na qual se aprofundam desde a sua origem, desvelando ao público poesia cênica, repleta de música, dança, fomentando uma experiência lúdica, produzindo um mosaico vivo de emoções e reflexões.

Continua na página seguinte

 

Reconhecimento internacional dos artistas brasileiros

Cena de 'Ariano - O Cavaleiro Sertanejo' | Foto: Divulgação

Com um repertório que já contabiliza 17 espetáculos, Os Ciclomáticos enveredam por uma dramaturgia autoral do próprio diretor como: "Sobre Mentiras e Segredos", "Ariano - O Cavaleiro Sertanejo" (já com carreira internacional), "Tudo Faz Sentido, Mas É Mera Coincidência", "Casa Grande e Senzala, "A Farra do Boi Bumbá", "Manifesto Musical Brasileiro", cumprindo temporada nos principais palcos cariocas, como os teatros Carlos Gomes e João Caetano.

A Companhia tem uma sede no coração do Rio: o Espaço das Artes Os Ciclomáticos, no Centro, onde abriga o projeto Os Ciclomáticos DNA, com mais de 400 artistas, verticalizando a metodologia do seu processo criativo. Além do estabelecimento administrativo, o grupo oferece cursos, oficinas e um tablado aberto para discussões, palestras, ensaios, troca de experiências, reforçando a crença de que arte deve ser um encontro especial, numa comunhão de almas e boas ideias.

Entre os dias 30 de setembro a 4 de outubro o grupo teatral retorna novamente a Europa, levando parte do seu repertório a Portugal. Em 2023 a companhia se apresentou em Madri, em um dos locais mais importantes da cultura espanhola, na casa da América e no Parque del Retiro, através do festival iHola Rio, sendo considerada umas das companhias mais importantes do Brasil, segundo a imprensa espanhola, numa passagem que acabou rendendo frutos.

Em 2024 OS Ciclomáticos receberam convite de diversas cidades europeias para voltarem a apresentar o espetáculo "Ariano - O Cavaleiro Sertanejo", escrito e dirigido por Ribeiro, sucesso de público e crítica. A equipe se apresentou em Portugal, na cidade do Porto, e em Cascais e logo após deslocaram-se para Madri, expondo seu trabalho na Casa do Brasil, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores. Agora em 2025, a companhia foi convidada a participar de um dos festivais internacionais de teatro mais expressivos de Portugal, o XX Festival Internacional de Teatro e Artes para Infância e Juventude, na cidade histórica de Santarém. O grupo se apresentará mostrando seus dois espetáculos. A companhia já se apresentou em diversos festivais por países como Alemanha, Espanha, França e Peru - neste último, o FESTEPE, foram laureados com o Prêmio da Companhia Ilustre da América Latina, além de Ribamar receber o prêmio como diretor pela pesquisa de linguagem. "O reconhecimento do nosso trabalho na Europa é fenomenal. Já passamos por diversos países da Europa e sempre somos muito bem recebidos pelo público e pela crítica, sendo reconhecidos como umas das companhias mais importantes do Brasil, segundo a imprensa especializada. Depois do sucesso do ano passado, estamos muito felizes com estes convites. É o reconhecimento internacional de artistas brasileiros. Este é o retorno da seriedade com que levamos nosso ofício e nosso objetivo é promover cada vez mais a internacionalização da companhia. Estamos chegando novamente a Portugal e Espanha, representando o Rio de Janeiro, a periferia e o Brasil", anima-se o encenador.

Macaque in the trees
O encenador Ribamar Ribeiro e o elenco de 'A Farra do Boi Bumbá' | Foto: Divulgação

Os Ciclomáticos organiza ainda o Festival Ziembinski de Esquetes, no Teatro Ziembinski, na Tijuca, reunindo grupos de todo o Brasil e que conta com seis edições. Além de se apresentarem por mais de 200 cidades brasileiras, para milhares de espectadores e em seis cidades da América Latina e da Europa, o grupo prepara mais dois espetáculos para a comemoração de seus 30 anos em 2026. Boas novas e que a vocação da companhia possa ter bastante fôlego para ganhar cada vez mais o mundo!