Por:

Coluna Magnavita: Alerjão vai mudar o poder Legislativo do Rio

Novo prédio da Alerj recebe os retoques finais

Nova Alerj

A nova Alerj, que ocupará o Prédio Lucio Costa, já chamado de Alerjão, irá materializar a nova fase do Legislativo fluminense.

O prédio, a antiga sede do Banerj e do centro administrativo do Estado, apelidado na época de Banerjão, está na reta final das obras e deve ser inaugurado no início de 2021.

Novo Plenário

O novo plenário lembra a estrutura do Senado e tem um número equivalente de assentos. Existe um movimento para que ele seja batizado com o nome do deputado Wagner Montes.

No prédio haverá espaços para homenagear a memória dos deputados Gil Viana e João Peixoto (um dos decanos da casa), falecidos em decorrência da Covid-19.

Gabinetes

O prédio será totalmente ligado com fibra ótica e com internet de alta velocidade, além de wi-fi em todas as áreas comuns.

Os gabinetes serão 30% maiores. Terão 100 m², com mobiliário moderno padrão co-working, canais de TV por assinatura e monitores da televisão da Alerj.

TV Alerj

No terraço do Alerjão já estão instalados os transmissores do canal aberto da TV Alerj. Os estúdios serão onde existia o cofre do Banerj. O plenário é um verdadeiro estúdio para transmitir as sessões.

Roof top

No último andar (são 36 pisos e 2 subsolos), com vista panorâmica da cidade, será instalado um espaço para eventos e pequenas recepções do Legislativo.

O heliporto foi retirado do último andar devido à colocação das antenas da TV Alerj e de celulares.

Licença dos bombeiros

O Alerjão será o primeiro prédio público a funcionar com todas as licenças, especialmente a dos Bombeiros. Poucos espaços de governo têm suas licenças em dia. Alguns até mesmo nunca as tiveram.

Memória I

O Palácio Tiradentes será usado apenas para atos solenes do Legislativo, como posse de governador.

A ideia é utilizar na reforma do Tiradentes os recursos que serão captados com o leilão entre os bancos pelos direitos da folha de pagamento do Legislativo.

O palácio será restaurado e transformado em centro cultural, resgatando a história do Legislativo brasileiro. Antes da transferência da capital para Brasília, nele funcionava a Câmara dos Deputados.

Memória II

A Prefeitura já autorizou a reforma dos espaços próximos ao Alerjão. A futura Praça das Bandeiras terá um memorial que guardará amostras de terra de cada um dos municípios fluminenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.