BRASILIANAS

BRASILIANAS | Repente e RAP se encontram em Ceilândia, em dois dias de celebração cultural

Casa do Cantador recebe programação que une tradição nordestina e Hip Hop com apoio do FAC -- Programação é nesta quinta (20) e sexta (21)

BRASILIANAS | Repente e RAP se encontram em Ceilândia, em dois dias de celebração cultural
Rapadura Xique-Chico Crédito: Divulgação

O Repente e o RAP, duas expressões centrais da poesia falada no Brasil, se encontram em Ceilândia hoje (20) e amanhã (21 de agosto), em uma programação que ocupa a Casa do Cantador e escolas públicas da região.

O projeto, realizado com fomento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), propõe um diálogo entre a tradição do improviso nordestino e a força do Hip Hop do Distrito Federal, destacando a relevância histórica da cidade como território de resistência cultural e síntese das influências que moldaram o Distrito Federal desde sua construção.

A programação reúne nomes representativos das duas linguagens. Pelo Repente, participam Gelado Queiroga, Chico de Assis, Wladimir Maiakovski, João Santana e o apresentador Nilson Freire.

Macaque in the trees
Japão do Viela 17 | Foto: Divulgação

No RAP, sobem ao palco GOG e DJ Marola, Rapadura Xique-Chico, Thábata Lorena, Japão do Viela 17, Ed Bugue e Marquim do Tropa de Elite.

As atividades incluem ainda ações inclusivas, como intérprete de LIBRAS e audiodescrição, além de apresentações em escolas públicas, ampliando o alcance do projeto.

Com previsão de atingir cerca de 4 mil pessoas entre público presencial e transmissões ao vivo pelo YouTube, o Encontro de Rapper e Repentista busca fortalecer a cena cultural de Ceilândia, gerar trabalho e renda para artistas e registrar a diversidade estética que caracteriza a região.

Ao aproximar a poesia de viola e a poesia de microfone, o evento reafirma a potência das manifestações populares como ferramentas de memória, identidade e transformação social.

Serviço

Encontro de Rapper e Repente em Ceilândia
Local: Casa do Cantador – Ceilândia (DF)
Datas: 20 e 21 de agosto de 2026
Horário: a partir das 19h
Acesso: Transmissão ao vivo pelo YouTube

Programação

20 de agosto (quinta-feira)
20h – Dupla de repentistas: Wladimir Maiakovski e João Santana
20h40 – Edbugue (RAP)
21h10 – Marquim do Tropa (RAP)
21h50 – Japão Viela 17 (RAP)

Apresentação: Rodrigo Lazarotto

21 de agosto (sexta-feira)
20h – Dupla de repentistas: Wladimir Maiakovski e Chico Diassis
20h40 – Rapadura Xique-Chico (RAP)
21h10 – Thábata Lorena (RAP)
21h50 – GOG e DJ Marola (RAP)

Apresentação: Nilson Freire