Prefeitura de Duque de Caxias continua renovação da frota
18 de setembro de 202600:01Redação
Renovação da frota do Tarifa Zero vai dar mais dignidade ao povoCrédito: PMDC
A frota de ônibus do Tarifa Zero está sendo renovada. Os veículos mais antigos estão sendo substituídos por novos, garantindo mais conforto e qualidade no atendimento aos passageiros. Atualmente, são 21 linhas que interligam distritos e bairros de Duque de Caxias de forma gratuita.
Implementado pela Prefeitura de Duque de Caxias, o Tarifa Zero é um programa de transporte coletivo gratuito que promove a inclusão social e facilita o deslocamento dos moradores, principalmente em áreas com menor oferta de transporte público.
Nesta etapa, 10 novos ônibus foram incorporados ao serviço para substituir os veículos mais antigos da frota. Todos os ônibus contam com ar-condicionado, proporcionando mais conforto aos passageiros. O Tarifa Zero também contribui para a integração entre diferentes regiões do município.
Mais de 4 milhões de passageiros já utilizaram
Ônibus novinhos estão à disposição da população de CaxiasCrédito: PMDC
De janeiro a agosto de 2026, mais de 4 milhões de passageiros utilizaram o serviço. Por meio do programa, os moradores de Duque de Caxias têm acesso facilitado a serviços, comércio, escolas, unidades de saúde e áreas de lazer, sem custo com a passagem. Os ônibus circulam todos os dias, das 5h às 22h, oferecendo uma alternativa segura, acessível e eficiente de transporte coletivo. Os itinerários e horários das linhas podem ser consultados nas redes oficiais da Prefeitura de Duque de Caxias.
Meriti firma parceria com CIEE Rio por estágios
A Prefeitura de São João de Meriti, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, firmou uma parceria inédita com o CIEE Rio para a contratação de dez estagiários de Arquitetura e Engenharia Civil. A iniciativa é pioneira no município e prevê, inicialmente, cinco vagas para cada área. A assinatura do contrato contou com a presença do secretário municipal de Serviços Públicos, Waldeck Silva, do subsecretário Vinicius Vieira, da arquiteta e urbanista Adriana Brito, além de representantes do CIEE Rio.
Estágios de arquitetura e engenharia
Os estudantes selecionados terão a oportunidade de acompanhar projetos, obras e atividades desenvolvidas pelo município, ampliando a experiência prática e o conhecimento adquirido durante a formação acadêmica.
A previsão é de que sejam abertas, em outubro, cinco vagas para estudantes de engenharia e cinco para arquitetura. As oportunidades serão disponibilizadas pelo Portal do CIEE Rio.
Processo seletivo
Na sequência, os candidatos passarão por um processo seletivo final realizado pela Prefeitura de Meriti para o preenchimento das vagas.
Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, Waldeck Silva, a parceria permitirá uma troca de experiências entre os estudantes e os profissionais que atuam no município.
Conhecimento de campo
"Os estagiários vão adquirir bastante conhecimento, tanto na área de projetos quanto na área de obras e no trabalho de campo. A gente fica muito feliz com essa parceria e torcendo para que o programa comece o quanto antes", reforçou Waldeck. A consultora do CIEE Rio, Danielle Costa, destacou a parceria para criar oportunidades para estudantes.
Momento especial
"É um momento muito especial para formalizar essa parceria com as secretarias e receber estagiários de engenharia e arquitetura. Eles estão sendo os pioneiros na implementação desse programa de estágio. Será uma oportunidade muito boa para os munícipes adquirirem experiência, desenvolverem seus conhecimentos e abrirem portas para o futuro profissional", disse.
Inscrições abertas
A Secretaria de Educação de Belford Roxo (Semed) segue com matrículas abertas para Educação de Jovens e Adultos (EJA), referentes aos últimos meses do ano letivo de 2026 do Ensino Fundamental.
As matrículas podem ser feitas nas 13 unidades escolares de ensino que contam com a EJA no município.
Documentação I
O EJA é uma ótima oportunidade para jovens, adultos e idosos acima de 15 anos retomem os estudos que por algum motivo necessitaram interromper suas presenças em sala de aula. Para efetivar a matrícula, alunos devem apresentar cópias e originais da certidão de nascimento/casamento; RG e CPF (do estudante e do responsável em caso de menor de idade).
Documentação II
Também deve apresentar comprovante de residência; três fotos 3×4; laudo médico ou equivalente, em casos de candidatos com deficiência; declaração de Escolaridade; cartão do SUS, que informe o tipo sanguíneo; e o número de Identificação Social (NIS), se for beneficiário do Programa Bolsa Família. O EJA é um espaço de transformação para muitos cidadãos e cidadãs.
Receba as principais notícias do dia
Cadastre-se gratuitamente e fique por dentro de tudo que acontece no Brasil e no mundo.
Ao se inscrever, você concorda em receber nossa curadoria editorial por e-mail e aceita a nossa
Política de Privacidade.