Baixada

Pesquisador mageense representa o Brasil em congresso no Canadá

Pesquisador mageense representa o Brasil em congresso no Canadá
Pesquisador mageense vai a Toronto apresentar estudo sobre o Rio Crédito: Divulgação

Natural de Magé, o pesquisador Carlito Lopes de Oliveira Junior, doutorando em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), representará o Brasil no III World Congress of Business History (WCBH3), realizado entre os dias 27 e 31 de julho de 2026, na University of Toronto, no Canadá. Considerado um dos principais eventos internacionais da área, o congresso reúne mais de 400 pesquisadores de 40 países, distribuídos em quase 90 sessões acadêmicas, sob o tema "Global Connections/Diverse Directions: Building Bridges Across Business Histories".

No evento, Carlito apresentará o trabalho "Industrial Technology, Enslaved Labor and Regional Markets: the Brickworks of Bulhões & Faria in the Recôncavo of Rio de Janeiro (1860-1880)".

 

Motivo de orgulho para os mageenses

Motivo de orgulho para os mageenses
Carlito representará o Brasil no III World Congress of Business History Crédito: Martin St-Amant via Wikimedia Commons

A pesquisa analisa a relação entre as inovações tecnológicas na produção de tijolos e telhas, o trabalho escravizado e os mercados regionais do Recôncavo da Guanabara entre 1860 e 1880, contribuindo para os debates sobre história empresarial e história econômica do Brasil.

Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense, Carlito é Graduate Research Assistant no Harriet Tubman Institute, da York University, e atua como Diretor de Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural de Magé.

Esquema de tráfico desmontado em Caxias

Policiais civis da 66ª DP (Piabetá) prenderam em flagrante dois traficantes ligados à facção Comando Vermelho durante diligências na Comunidade Santa Lúcia, em Imbariê, Duque de Caxias. A ação resultou na apreensão de grande quantidade de drogas, rádios comunicadores e de um detector de drones, equipamento utilizado para identificar a atuação das forças de segurança na região.

Os policiais flagraram os criminosos comercializando entorpecentes já embalados para venda.

Detector de drones foi apreendido

Além de maconha, cocaína, crack, loló e material para endolação, as equipes apreenderam balanças de precisão, uma máquina de cartão, armas brancas, um simulacro de arma de fogo e diversos rádios comunicadores. Também houve a apreensão de um detector de drones, equipamento utilizado por traficantes para identificar a aproximação de aeronaves não tripuladas utilizadas pelas forças de segurança em ações de monitoramento e inteligência.

Nota Fiscal Eletrônica

Os contribuintes de Nova Iguaçu que usam a Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e) deverão emitir o documento exclusivamente pelo Portal Nacional da NFS-e a partir de 10 de agosto. A mudança atende à Secretaria Executiva do Comitê Gestor da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, do Gov. Federal, que determina a migração dos municípios para o sistema nacional.

Adaptação dos usuários

O acesso ao emissor nacional será feito pelo Portal Nacional da NFS-e, através do link: www.nfse.gov.br/EmissorNacional. Para facilitar a adaptação, a Prefeitura disponibilizará, em seu site oficial, um link de acesso direto ao sistema, no mesmo espaço onde atualmente está localizado o atalho para o portal municipal de emissão de notas fiscais.

Mais segurança

"O Portal Nacional da NFS-e foi desenvolvido para padronizar e simplificar a emissão de notas fiscais de serviços em todo o país. Em Nova Iguaçu, estamos realizando essa transição de forma organizada e oferecendo aos contribuintes um acesso facilitado por meio do site da Prefeitura", diz o secretário de Fazenda e Fiscalização Tributária, Evandro Gonçalves.

Atenção ao prazo

"É importante que todos estejam atentos ao prazo e passem a utilizar o novo sistema a partir de agosto", concluiu o secretário municipal Evandro.

A migração para o Portal Nacional integra o processo de modernização da administração tributária e busca ampliar a integração entre os municípios e o Governo Federal.

Mais praticidade

Essa migração, quando concluída, oferecerá mais praticidade, segurança e padronização na emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. As notas fiscais emitidas antes da mudança permanecem válidas e poderão ser consultadas normalmente. A alteração afeta apenas a plataforma utilizada para a emissão de novas notas fiscais a partir do próximo mês.

Arraiá do CAPS III

A Prefeitura de São João de Meriti promoveu um arraiá especial para os usuários do CAPS III Vonica, no bairro Agostinho Porto. Com direito a comidas típicas, brincadeiras e muita música, o dia foi pensado para proporcionar lazer e estimular a socialização dos participantes. A iniciativa reuniu usuários, familiares e profissionais da unidade.