Correio da Manhã
Baixada

Semana do Meio Ambiente em Meriti

Prefeitura de Meriti fortalece ações por uma cidade mais verde

Semana do Meio Ambiente em Meriti
Abertura contou com blitz ambiental e distribuição de mudas Crédito: Gilberto Rocha

A Prefeitura de São João de Meriti, através da Secretaria Municipal de Ambiente, Mudanças do Clima e Bem-Estar Animal, deu início na quarta-feira (3) à programação da Semana do Meio Ambiente. A abertura contou com blitz ambiental, distribuição de mudas de espécies nativas e frutíferas, além do plantio simbólico de um ipê-rosa em frente à sede da Prefeitura.

A ação também marcou a parceria entre a Prefeitura com a empresa chinesa Anjun Express, que contribuirá com a doação de 36 árvores adultas para apoiar o Plano Municipal de Arborização Urbana. A iniciativa integra a meta da gestão municipal de plantar 10 mil árvores até 2028, ampliando a cobertura vegetal e reduzindo os impactos das mudanças climáticas na cidade.

Durante a cerimônia, o prefeito Léo Vieira destacou os avanços já alcançados pelo programa de arborização. "Estamos começando a Semana do Meio Ambiente reafirmando nosso compromisso com o futuro da cidade. Já plantamos cerca de 1.500 árvores e seguimos trabalhando para tornar São João de Meriti mais verde, com mais qualidade de vida e sustentabilidade para a população", afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Ambiente, Mudanças do Clima e Bem-Estar Animal, Antonio Marcos Barreto, ressaltou a importância da conscientização ambiental. "A Semana do Meio Ambiente é uma oportunidade de aproximar a população das questões ambientais e reforçar a importância da preservação dos recursos naturais. Nossa programação reúne ações educativas, plantios e atividades de conscientização, ao mesmo tempo em que avançamos no Plano Municipal de Arborização Urbana e na meta de plantar 10 mil árvores na cidade", completou Antonio Marcos.

A moradora do Jardim Meriti, Fabiana Oliveira, elogiou a iniciativa e aproveitou para levar mudas de uvaia e grumixama para casa. "Adorei a iniciativa! Vou plantar as mudas que recebi em casa e acredito que ações como essa ajudam a tornar nossa cidade mais verde e agradável para todos", comentou Fabiana.

Ao longo da programação da Semana do Meio Ambiente até o dia 12 de junho, serão realizadas atividades educativas, novos plantios, ações de sensibilização e iniciativas voltadas à preservação dos recursos naturais.