Cinemateca reabre em São Paulo com filme inédito de Zé do Caixão no dia 13 de maio

Cinemateca reabre em São Paulo com filme inédito de Zé do Caixão no dia 13 de maio

Por

Depois de um ano e meio de abandono, a Cinemateca Brasileira reabre ao público no dia 13 de maio, com uma mostra de filmes do Zé do Caixão. A instituição volta a receber o público em sua sede, instalada no antigo prédio do Matadouro Municipal, na Vila Clementino, zona sul de São Paulo.

No primeiro dia do evento, será exibido o média-metragem inédito "A Praga", de 1980, restaurado e finalizado pelo produtor Eugenio Puppo, que encontrou as latas do filme perdidas no escritório do cineasta, quando organizava, em 2007, uma retrospectiva de José Mojica Marins. A mostra segue nos dias 14 e 15.

A Semana & Prêmio ABC 2022, de 25 a 28 de maio, também está na agenda do local.

Promovida desde 2002, a semana acontece anualmente e apresenta ao mercado, estudantes e trabalhadores do audiovisual novas tendências e novas tecnologias. Há também conferências, painéis e debates.

Estas são as únicas atividades programadas pela instituição, por enquanto.

Passados oito meses desde o incêndio que atingiu o depósito da Cinemateca Brasileira, na Vila Leopoldina, zona oeste da capital paulista, a instituição agora conta com 40 funcionários para diagnosticar os danos causados pela paralisação e retomar suas atividades integralmente.

A Cinemateca ficou 16 meses sem gestão direta e viu a demissão repentina do corpo técnico, fruto de um imbróglio envolvendo Ministério da Educação e Secretaria Especial da Cultura.

Repleta de materiais que demandam acompanhamento rotineiro, a paralisação pôs em risco importantes registros da história do audiovisual brasileiro.
*
CINEMATECA BRASILEIRA
Quando: A partir de 13/5
Onde: Largo Sen. Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, região sul
Link: https://www.cinemateca.org.br/