'Tela Quente' em clima de X

Lançado direto no streaming, documentário da Xuxa ganha exibição pela Globo em horário nobre

Por

Por Gabriel Vaquer (Folhapress)

Com repercussão digna de TV aberta, mesmo tendo estreado apenas no Globoplay, "Xuxa, O Documentário" deve alcançar o público que não assina o serviço na próxima segunda-feira (31). Ele será exibido dentro da Tela Quente, dedicada normalmente a grandes sucessos do cinema, mas que recentemente tem feito parte da estratégia crossmídia da Globo, com a exibição de alguns produtos feitos originalmente para a plataforma de streaming.

A exibição será apenas do primeiro episódio e terá cerca de uma hora, começando às 22h30, logo após a novela das nove "Terra e Paixão". A intenção é tentar trazer um público que ainda não acompanhou a história de Xuxa no streaming para começar a ver o trabalho feito por Pedro Bial, diretor do projeto, e assim, tentar atrair o público para assinar o serviço pago com o objetivo de assistir ao resto da história. Na semana passada, o mesmo recurso foi usado com "Vicky e a Musa", exibido na Sessão da Tarde.

O episódio vai ao ar na TV aberta na mesma semana em que o streaming liberará o quarto episódio para os assinantes. Nele, as divergências entre Xuxa e a sua antiga diretora, Marlene Mattos, sua parceira por 19 anos de carreira, começam a aparecer.

"Xuxa, O Documentário" já é um sucesso no streaming. A história da rainha dos baixinhos foi o terceiro produto mais consumido da plataforma entre o dia de estreia, quinta-feira (13), e a última terça-feira (18). Na sua frente, apenas as duas das principais novelas de horário nobre da emissora: "Terra e Paixão", exibida às 21h, e "Vai na Fé", trama das sete que está em sua reta final.

Como as duas tramas têm exposição de horário nobre, é comum que sejam os produtos mais vistos do streaming da Globo. Mas a produção superou outras atrações que têm essa mesma exposição. O documentário ultrapassou, por exemplo, a novela das seis, "Amor Perfeito", e "Mulheres Apaixonadas" (2003), em reprise no Vale a Pena Ver de Novo.

A curiosidade pela série também pode ser mensurada pelo crescimento das pesquisas por Marlene Mattos, figura central em sua carreira. O termo "Quem é Marlene Mattos" teve mais de 250% de aumento em procuras nos últimos 90 dias.

Conforme o Google Trends, há muita curiosidade dos usuários sobre a vida pessoal da própria ex-produtora, com muita busca pelos termos "fortuna de Marlene Mattos", "Marlene Mattos tem filhos" e "Marlene Mattos e namorada", registraram mais de 90% de aumento no mesmo período.

O pico de procura sobre Marlene foi registrado pelo Google Trends no dia 10 de julho, um dia após uma exibição de entrevista com Xuxa ao Fantástico sobre o documentário, na qual o reencontro com a ex-colega de trabalho foi bastante explorado. A expectativa do Globoplay é que o pico de audiência da série seja alcançado justamente no episódio que conta com a participação de Marlene. A previsão é que ele vá ao ar no dia 10 de agosto, fechando a série.