Barra do Piraí registra mais de 200 resgates
Levantamento da SEMAS revela a diversidade da fauna no município
A Prefeitura de Barra do Piraí informou que o município tem revelado uma grande diversidade de animais silvestres em suas áreas naturais, visto que está inserido em uma região com importantes fragmentos de Mata Atlântica. Por meio do trabalho da Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade, mais de 200 animais já foram resgatados em áreas urbanas desde janeiro de 2025, enquanto mais de 50 animais silvestres foram registrados por meio de armadilhas fotográficas instaladas em fragmentos florestais da cidade nos últimos seis meses.
O trabalho reúne ações de resgate, monitoramento e preservação da fauna, permitindo identificar espécies, acompanhar a presença dos animais em seus habitats naturais e ampliar o conhecimento sobre a biodiversidade local.
O monitoramento realizado com as armadilhas fotográficas possibilitou registros de espécies de difícil observação no ambiente natural, como irara, jaguatirica e onça-parda, entre outros animais. Instalados em áreas estratégicas, os equipamentos permitem acompanhar a fauna sem interferência no comportamento das espécies.
De acordo com o biólogo da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Luiz Guimarães, os dados mostram a riqueza ambiental existente no município e auxiliam no desenvolvimento de ações de proteção. "Entre os animais resgatados estão lontra, gato-do-mato, preguiça, gambá, cágado, várias espécies de gavião e coruja, tucano-de-bico-preto, cachorro-do-mato, furão, tamanduá, sagui, socó e serpentes como jiboia, cascavel, jararaca, coral e cobra-cipó. Já nas armadilhas fotográficas conseguimos registrar animais como irara, jaguatirica e onça-parda", explicou.
Para o secretário municipal de Ambiente e Sustentabilidade, Christopher Taranto, os registros reforçam a importância da conservação ambiental e mostram a qualidade dos ecossistemas existentes em Barra do Piraí.
"Os resgates realizados nesses últimos meses e os registros das câmeras, que foram instaladas no fim do ano passado, são importantes para demonstrar a riqueza da fauna barrense e alertar para a necessidade de proteção do nosso ambiente", destacou.
Segundo a Prefeitura, além de contribuir para o conhecimento sobre a fauna local, o trabalho também orienta a população sobre como agir ao encontrar um animal silvestre. A recomendação é não tentar capturar, alimentar ou manipular o animal, evitando riscos para as pessoas e garantindo que o atendimento seja realizado de forma adequada pelas equipes responsáveis.