Capivara vira monumento em B. Mansa

Por

Escultura faz referência ao episódio da 'capirava meliante'

O prefeito Luiz Furlani inaugurou oficialmente o monumento em homenagem à capivara, instalado na Avenida Argemiro de Paula Coutinho - a Beira-Rio, no Centro neste sábado (08). A escultura faz referência ao episódio que viralizou nas redes sociais em julho deste ano, quando uma capivara foi flagrada se alimentando de uma das palmeiras recém-plantadas no canteiro central do local, durante os trabalhos de revitalização da área.

Na época, o prefeito havia manifestado indignação ao acreditar que a planta havia sido alvo de vandalismo. Pouco depois, um vídeo mostrou que a "autora do crime" era, na verdade, uma capivara — o que gerou grande repercussão e transformou o animal em um verdadeiro símbolo de Barra Mansa, apelidado carinhosamente pela população de "capivara meliante".

A inauguração do monumento contou com a presença da vice-prefeita e secretária da Pessoa com Deficiência, Luciana Alves; da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Joseane Ricarte; além de secretários municipais, vereadores, o subsecretário estadual Rodrigo Drable, o presidente da Câmara, Paulo Sandro de demais parlamentares. O evento também reuniu milhares de moradores e teve clima de confraternização, com churrasquinho, refrigerante, pipoca, algodão doce, balões comemorativos e desenhos para as crianças colorirem.

Durante o evento, o prefeito Luiz Furlani destacou que o espaço da Beira-Rio passou por um amplo trabalho de paisagismo, tornando-se um ambiente de contemplação, lazer e convivência para as famílias. "Esse foi um momento muito especial para nossa cidade. Tudo começou com um mal-entendido, achando que tínhamos um inimigo da nossa cidade, mas descobrimos que era apenas uma capivara se alimentando tranquilamente. Ela acabou levando o nome de Barra Mansa para todo o Brasil e hoje ganha um espaço especial como parte da nossa história e da nossa identidade", afirmou Furlani.