Rio Claro integra em mapa de Turismo Responsável

Cidade agora faz parte de uma lista com 95 destinos do país

Por

Inclusão no Mapa Brasileiro do Turismo Responsável leva mais visibilidade para cidade

O Ministério do Turismo, em parceria com o Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), divulgou o resultado da validação das iniciativas inscritas no Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, parte do projeto "Brasil, essa é a nossa praia!". Das 470 propostas enviadas de todo o país, 210 foram aprovadas após um rigoroso processo de checagem, análise de enquadramento, identificação de boas práticas, eliminação de duplicidades e revisão textual. Pela primeira vez, Rio Claro passa a integrar o mapa, com a Trilha de Longo Curso Volta das Águas, reconhecida na categoria Turismo Sustentável. O município agora faz parte de uma lista com 95 destinos brasileiros que se destacam por práticas responsáveis de turismo.

O mapa reúne roteiros, experiências e destinos que adotam boas práticas em turismo sustentável, de base comunitária, etnoturismo, segurança turística, acessibilidade, diversidade e inclusão. As iniciativas aprovadas serão publicadas até 30 de novembro de 2025 no portal oficial do Mapa Brasileiro do Turismo Responsável (mapadoturismoresponsavel.turismo.gov.br), garantindo maior visibilidade nacional a esses destinos comprometidos com o desenvolvimento sustentável.

A turismóloga da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Eventos, Esportes e Lazer, Fabrini da Silva Souza Moreira, destacou que a conquista representa um marco para o turismo local. "Antes, Rio Claro não possuía um produto estruturado como a Trilha de Longo Curso Volta das Águas, que pudesse ser inscrito em um programa nacional. Agora, com essa inclusão, ganhamos visibilidade e mostramos o potencial que temos. Além de atrair visitantes, essa conquista também desperta nos próprios moradores um novo olhar sobre o turismo — um olhar de cuidado, valorização e preservação do meio ambiente", ressaltou Fabrini.

O secretário da pasta, Brindisi Biondi, também celebrou a conquista, destacando que o reconhecimento reforça a vocação natural de Rio Claro para o turismo responsável.

- Estar no Mapa Brasileiro do Turismo Responsável é resultado de um trabalho coletivo. É uma ferramenta que promove a inclusão, o desenvolvimento e o cuidado com nosso patrimônio natural. Rio Claro tem experiências únicas, e queremos que cada vez mais pessoas possam vivenciar e compartilhar essas riquezas - afirmou Brindisi.

Para o prefeito Babton Biondi, o reconhecimento nacional reflete o compromisso da gestão com um turismo sustentável e integrado ao desenvolvimento local. "A presença de Rio Claro no Mapa Brasileiro do Turismo Responsável é o reconhecimento de um esforço contínuo em fortalecer um turismo que valoriza as pessoas, a natureza e a nossa cultura. Temos investido em políticas que unem crescimento econômico e preservação ambiental. É uma conquista de todos que acreditam em um futuro em que desenvolvimento e sustentabilidade caminham juntos", destacou o prefeito.