Valença inaugura sede da Junta Militar após reforma de reestruturação
Valença inaugurou a nova sede da Junta de Serviço Militar municipal nesta quarta-feira (22). O espaço, totalmente reestruturado e com melhor acessibilidade ao público, passa a funcionar no setor de lojas do Mercado Municipal, substituindo a antiga sede localizada na Rodoviária Princesa da Serra.
A mudança foi uma iniciativa apoiada pelo Governo Municipal, com o objetivo de oferecer mais conforto e qualidade no atendimento aos jovens que procuram o órgão para o cumprimento das obrigações do alistamento militar. A nova sede já está em funcionamento e à disposição dos cidadãos para atendimento e orientações sobre o alistamento obrigatório e demais serviços relacionados.
Durante a cerimônia, o capitão Luiz Cláudio Rezende destacou o papel essencial das Juntas de Serviço Militar, responsáveis por processar o alistamento obrigatório, emitir documentos e garantir o cumprimento da Lei do Serviço Militar. Ele também anunciou que, a partir de 2026, o alistamento será estendido ao público feminino, em caráter voluntário. "O serviço militar desempenha um papel social importante, formando cidadãos com valores éticos, civismo e contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens brasileiros", afirmou.
A secretária Adriane Pereira Leiroz agradeceu às autoridades civis e militares pelo apoio e destacou o significado da nova sede como um símbolo de respeito ao cidadão e um compromisso da cidade com o civismo e os jovens.
O prefeito Saulo Corrêa, em seu discurso, ressaltou a importância da nova estrutura para a população valenciana e o compromisso do governo em investir na valorização dos espaços públicos.
- Estamos entregando um local digno, acessível e funcional para nossos jovens. A antiga sede será destinada ao futuro Museu do Trem, um projeto que reforça nossa valorização da memória ferroviária e do turismo local. Mesmo enfrentando dificuldades financeiras, seguimos trabalhando com afinco para devolver a Valença o título de Princesinha da Serra, com oportunidades, respeito e cidadania", afirmou o prefeito, que ainda foi homenageado com a entrega de um certificado da Junta Militar.
O evento contou com a presença do prefeito Saulo Corrêa, presidente da Junta Militar de Valença; da secretária da Junta, Adriane Pereira Leiroz; do capitão Luiz Cláudio Rezende; dos tenentes Raulison Rosas, Marcelo Costa (representando o comandante Guilherme Horn, do 1º Esquadrão Tenente Amaro), tenente Aurélio (Subcomandante da 3ª Companhia do 10º BPM); do subtenente Mello (Destacamento de Bombeiros Militar 2/22 Valença); dos vereadores Fabrício Machado, Jocimar de Valença, Dodô e Felipe Farias; e dos secretários Severino Dias (Governo), Bernardo Machado (Assistência, Esporte e Envelhecimento Saudável) e Major Paulo Victor (Ordem Pública), entre outras autoridades civis e militares.