Laboratório de Iniciação Científica chega em BM
Espaço visa o incentivo à pesquisa científica de crianças
A Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) irá inaugurar mais uma unidade do Laboratório de Iniciação Científica Intramuros em Barra Mansa nesta quarta-feira (22). Esta será a 43° unidade da rede, que opera em todo o estado do Rio de Janeiro. A iniciativa tem o objetivo de fomentar atividades ligadas à ciência, tecnologia e inovação no estado.
- Este é um importante projeto que acontece dentro de escolas municipais de ensino fundamental, orientado para alunos de 8 a 12 anos. Nosso planejamento é o de que cada município receba duas unidades Intramuros para que possamos incentivar ainda mais a pesquisa e o interesse pela ciência - afirma Alexandre Valle, presidente da Faetec.
Os espaços têm capacidade para atender até 35 crianças por vez, e estão equipados com todo o material necessário para que disciplinas como química, física e biologia sejam exploradas com maior interesse na busca pela descoberta de novos pesquisadores. Os professores da rede municipal receberão treinamento específico para aplicar todos os recursos que os laboratórios oferecem com o máximo de eficiência.
Até o momento, as unidades do laboratório foram instaladas em seis cidades da região Sul Fluminense: Paty do Alferes, Barra do Piraí, Resende, Porto Real, Pinheiral e Quatis. Os municípios que têm interesse em receber o projeto devem se manifestar por meio de um cadastramento, disponibilizado no site da Faetec (https://www.faetec.rj.gov.br/index.php/inscricoes/concursos/1675-projeto-laboratorio-intramuros).
O projeto considera a construção de laboratórios padronizados, visando à agilidade de construção, economicidade e conforto aos alunos que irão usufruir do espaço. Os Laboratórios de Iniciação Científica "Intramuros" são sempre construídos dentro da área dos terrenos das Escolas Municipais existentes.
Semana de Ciência
Em Itaiaia, a Faetec realizou mais uma edição da Semana de Ciência e Tecnologia, com atividades que valorizaram o conhecimento, a criatividade e o empreendedorismo, durante três dias de atividades e palestras sobre temas como empregabilidade e o uso da tecnologia no mercado de trabalho. O tema deste ano, "Planeta Água - Cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território", inspirou as apresentações dos cerca de 80 estudantes da unidade. O evento aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de outubro.
Futuros profissionais apresentaram projetos com foco na otimização de serviços, entre eles o lançamento de uma Agência Experimental de Turismo, fruto da pesquisa de conclusão de curso de Agente de Informações Turísticas e Recepcionista. O projeto foi criado em sala de aula com o objetivo de valorizar o potencial turístico da região e oferecer experiências que unem atendimento de qualidade, conhecimento local e empreendedorismo.