Por: POR SONIA PAES

Empresa japonesa aumenta interesse pela CSN Mineração

Benjamin Steinbruch negocia com grupo do Japão | Foto: Reprodução

A participação japonesa na CSN Mineração - um dos braços fortes do Grupo CSN - pode aumentar. Uma nova injeção de investimentos da Itochu Corporation, uma empresa do Japão, foi discutida entre o executivo da CSN, Benjamin Steinbruch, e Jun Inomata, presidente do setor de metais e mineração do grupo japonês. Ele esteve no Brasil na semana passada, quando se encontrou com Steinbruch. A informação foi dada pelo colunista do jornal "O Globo" Lauro Jardim. Detalhe: a Itochu já tem 10% da CSN Mineração.

 

Duas gigantes

No Japçao, a Itochu é a terceira maior empresa do país, depois da Mitsubishi Corporation e Mitsui & CO. No Brasil, a CSN Mineração é a segunda maior exportadora de minério de ferro do país e está entre as cinco mais competitivas no mercado transoceânico. A corporação japonesa está de olho no cenário desde novembro do ano passado, quando pagou R$ 4,4 bi por sua fatia na mineradora.

Ritmo forte de produção

O resultado operacional da CSN Mineração no segundo trimestre de 2024, divulgado em agosto, foi positivo, com forte ritmo de produção, superior às estimativas do mercado. Foi o segundo maior volume de vendas já registrado pela companhia, de 11,8 Mt. Conforme divulgado, o lucro líquido foi de R$ 116 milhões, considerado baixo, mas o suficiente para reverter o prejuízo líquido do 1T25.

Miki visita vice-ministra e é recebida por Família Imperial

Prefeita busca fortalecer laços e formar parcerias no país | Foto: Divulgação/PMBP

Representando Barra do Piraí, o Estado do Rio de Janeiro e o Brasil em reunião diplomática no Japão, a prefeita Katia Miki se encontrou, nesta quarta-feira (17), com a vice-ministra parlamentar dos Negócios Estrangeiros, Arfiya Eri. O encontro foi mais um ato solene que estreitou laços e abriu caminho para novas parcerias. Deixando claro seu objetivo de fortalecer as relações internacionais, Katia ressaltou que busca atrair investimentos para impulsionar diversas áreas de Barra do Piraí. Com essa extensa programação, o próximo grande destaque será sua visita à Família Imperial do Japão, que já demonstrou sua hospitalidade.

Até domingo no Japão

A prefeita segue no Japão até o dia 21, quando retornará ao Brasil. Até lá, ela continua na procura por modelos, investimentos, empresas e produtos que possam ser replicados no município barrense. A viagem foi inteiramente paga pelo consulado do Japão no Rio de Janeiro e representa uma grande honra para a chefe do Executivo de Barra do Piraí, que possui origem nipônica. A recepção desta viagem pelos barrenses têm sido considerada extremamente positiva, visto o grande número de manifestações de apoio e representatividade.

'Voltarei com novidades'

Katia reforçou que segue atenta a cada movimentação do poder público de Barra do Piraí, e que seu secretariado está instruído para continuar proporcionando um serviço de qualidade à população barrense. "Mesmo do Japão, sigo cuidando da nossa cidade. Estou em constante contato com meu secretariado e orientando ações em prol dos barrenses. Nosso time está totalmente instruído para a manutenção e o desenvolvimento dos serviços oferecidos", apontou Katia, completando que "voltarei do Japão com muitas novidades".