Por:

PF deflagra operação contra fraudes em financiamentos de veículos em Resende

Por Redação

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira, dia 04, na região Sul Fluminense a Operação Golpe. A finalidade foi desarticular uma organização criminosa que fraudava contratos de financiamento de veículos em diversas instituições bancárias. Na ação, policiais federais cumpriram dois mandados de busca e apreensão e um de sequestro de bens em Resende. As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Federal.

As apurações indicam que os suspeitos fraudaram contratos de financiamento de nove veículos, gerando um prejuízo estimado em R$ 622 mil ao sistema financeiro nacional. Além disso, há indícios de que a organização utilizava "laranjas" e se valia do conhecimento técnico de uma ex-servidora do sistema bancário para viabilizar os golpes. A fraude consistia na inclusão de dados falsos ou indevidos em contratos, posteriormente validados como legítimos pelas instituições.

A operação foi realizada ainda para tentar recuperar os valores desviados e reunir novas provas que permitam esclarecer os fatos e responsabilizar todos os envolvidos no esquema.

Os investigados poderão responder pela prática dos crimes de obtenção de financiamento mediante fraude e associação criminosa.

Os agentes da Polícia Federal apreenderam durante a operação um celular, um computador e dois HDs, que foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal, no Aterrado, em Volta Redonda.O material passará por perícia. Os suspeitos que estão sendo investigados prestaram depoimento na Delegacia da PF em Volta Redonda.