Volta Redonda recebe curso pioneiro sobre inteligência emocional

Por

A terapeuta quântica Thalita Wutke é responsável por lecionar o curso

Por Redação

A terapeuta quântica Thalita Wutke está lecionando o primeiro presencial de Curso de Inteligência Emocional em Volta Redonda, "Rota Quântica das Emoções", sediado no Teatro Gacemss. Os encontros utilizarão a metodologia "5DPowerLife" que, segundo Thalita, é desenvolvida para auxiliar pessoas a lidar com emoções intensas e complexas com equilíbrio e clareza.

Thalita, que é especialista em Terapia Quântica, Ortomolecular e Holística, conta que teve a ideia de elaborar o curso a partir de sua prática clínica e da convivência com pessoas que sofrem pela dificuldade de lidar com suas próprias emoções. "Percebi que, muitas vezes, não é a situação em si que adoece, mas a forma como a pessoa reage a ela. Criar a Rota Quântica das Emoções foi a forma que encontrei de organizar ferramentas práticas e acessíveis para que as pessoas desenvolvam inteligência emocional e aprendam a transformar desafios em crescimento".

Alguns dos padrões de comportamento notados recorrentemente por Thalita nas pessoas são a dificuldade em lidar com frustrações, procrastinação, mágoa acumulada, ansiedade e explosão de raiva. A terapeuta averte que essas emoções podem gerar adoecimento físico e mental, além de prejudicar relações pessoais e profissionais, quando não são manejados. "O curso nasceu para ajudar justamente nessa transformação — em vez de ficarmos presos a essas emoções, podemos aprender a usá-las como um caminho de evolução".

A metodologia aplicada por Thalita no curso é a "5DPowerLife", que consiste em um passo a passo estruturado em 20 etapas que guia o participante desde o reconhecimento das próprias emoções até o desenvolvimento pleno da inteligência emocional. Ela explica que esta é uma abordagem prática e vivencial, baseada em ciência, mas traduzida de forma leve e acessível para o dia a dia. O método se baseia em três pilares: identificar, entender e transmutar. "É assim que conseguimos sair de níveis de baixa frequência emocional, como medo, raiva, mágoa, humilhação e culpa, para níveis de alta frequência, como coragem, aceitação, perdão, alegria e amor", complementa a profissional. O curso tem duração de 10 a 20 encontros, sempre trazendo teoria e dinâmicas aplicadas a vivências práticas.

Thalita afirma que a adesão ao curso tem sido bastante positiva; especialmente, ao se considerar que a proposta de um curso sobre inteligência emocional é nova na cidade. Para ela, a sociedade está percebendo cada vez mais a importância de direcionar um cuidado maior às emoções a fim de melhorar o funcionamento da rotina.

Além da primeira turma desenvolvida no Gacemss, o curso também acontece em outros espaços de Volta Redonda. Thalita tem o objetivo de ampliar, cada vez mais, a oferta dos encontros, com a proposta de transformar a "Rota Quântica das Emoções" em um projeto itinerante que se estenda a outras cidades da região. Visando alcançar empresas, escolas, instituições e qualquer um que deseje incorporar essa ideia, independentemente da localização, a terapeuta também estuda a possibilidade de disponibilizar o curso digitalmente.

- É um projeto que tem se mostrado adaptável a diferentes públicos e contextos, sempre com foco em levar ferramentas práticas de autoconhecimento e inteligência emocional - conclui.

Mais informações sobre onde os cursos são aplicados e a metodologia utilizada estão disponíveis nas redes sociais da terapeuta: @thalitawutke e @thalitawutkeoficial.