MPRJ promove encontro sobre violência contra mulheres em Barra do Piraí

Por

Encontro fez parte da programação de Agosto Lilás

Na última semana, foi realizado, no Auditório do Ministério Público, em Barra do Piraí, o Encontro Intersetorial da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. A ação foi promovida através de uma parceria entre a prefeitura e o Ministério Público do Rio de Janeiro.

O encontro reuniu profissionais do Poder Judiciário, da saúde e da assistência social para discutir temas fundamentais, como os 19 anos da Lei Maria da Penha, as medidas protetivas de urgência, o papel do Ministério Público no processo penal, o fluxo de atendimento às mulheres em situação de violência e a importância da notificação dos casos no SINAN.

Contando com apresentações de autoridades como a Dra. Katylene Collyer, juíza titular do Juizado de Violência Doméstica; Fernanda Bahia, promotora de Justiça; Daniella Oliveira, secretária municipal da Mulher; e com a visita ilustre da prefeita Katia Miki, esta reunião de rede foi considerada, por todos os presentes, de grande valor para a promoção de um trabalho qualificado frente ao tema.

A secretária da Mulher, Daniella Oliveira, destacou que a rede de proteção está em constante atuação contra casos de violência às mulheres, garantindo às barrenses que elas não estão sozinhas.

"É uma honra fazer parte da rede de proteção e enfrentamento à violência contra a mulher. Durante o Agosto Lilás promovemos diversas campanhas alusivas ao tema para causar um impacto de conscientização nas pessoas e mostrar para as barrenses que nós estamos aqui por elas. As vítimas de violência podem até pensar que foram abandonadas, mas garanto, elas não estão sozinhas, a rede de proteção seguirá atuando e intensificando suas ações", disse Daniella.

A iniciativa reforçou o compromisso de fortalecer a rede de proteção e garantir cada vez mais acolhimento, cuidado e justiça para as mulheres do município.

A prefeita Katia Miki reafirmou que a promoção de políticas públicas para as mulheres é um dos maiores objetivos de sua gestão. Assim, a chefe do Executivo também elogiou o trabalho das profissionais da rede de enfrentamento.

"Nossas mulheres da rede de proteção estão dando um show, e vejo no olhar de cada uma que querem melhorar ainda mais. Querem melhorar pelas barrenses. Pelas mães, filhas, avós! Para que nenhuma mulher conheça a dor da violência. Desde o primeiro dia de nosso mandato, reforço que um dos maiores objetivos desta gestão é o incentivo, elaboração e expansão das políticas públicas para as mulheres. Fico muito feliz de saber que estamos indo pelo caminho certo. A rede de proteção de Barra do Piraí segue unida pelas mulheres!", finalizou a prefeita Katia Miki.