Presidente do STF recebe homenagem em Valença
Ministro Luís Roberto Barroso foi condecorado com medalha da FAA
Em celebração ao Jubileu de Diamante da Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), que aconteceu nesta sexta-feira (08) no Centro Universitário UNIFAA, o Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Luís Roberto Barroso, foi presenteado pelo diretor executivo da FAA, José Rogério Neto, com a Medalha Dom André Arcoverde.
- Ela é concedida a personalidades que, por sua trajetória e suas realizações, expressam de forma exemplar os valores que marcaram a vida e a obra de Dom André Arcoverde — liderança visionária, compromisso com a educação, dedicação à comunidade, ética e contribuição relevante para o desenvolvimento humano e social - explicou José Rogério.
Na ocasião, Barroso esteve presente na instituição para abordar sobre o tema "Plataformas Digitais, Inteligência Artificial e os Desafios do Mundo Contemporâneo". Com uma visão voltada às implicações jurídicas, éticas e sociais da era digital, a palestra levantou questões cruciais relacionadas às novas tecnologias, ao direito no ambiente virtual e ao papel do Judiciário em um cenário de mudanças sociais.
Além do Ministro Luís Roberto Barroso e de José Rogério, também foram chamados ao palco do Teatro UNIFAA o atual Reitor do Centro Universitário UNIFAA, Marcio Martins da Costa, e o primeiro Reitor do Centro Universitário, Antônio Celso Alves Pereira, que foi professor de Barroso na UERJ.
Feliz com o sucesso do evento, José Rogério destacou que a celebração pelos 60 anos da FAA ficou mais especial: "Receber o Ministro Luís Roberto Barroso em um momento tão especial como os 60 anos da Fundação Educacional Dom André Arcoverde é histórico. Sua presença e suas palavras reforçam que educação, ética e compromisso social precisam caminhar juntos. A FAA nasceu para transformar pessoas que acreditam na transformação do país, colocando no centro dessa missão os nossos estudantes, pacientes e colaboradores", disse.
"Um marco acadêmico e institucional que vai ficar gravado na nossa memória". Essa foi a avaliação do Reitor do Centro Universitário UNIFAA, Marcio Martins da Costa. Segundo ele, o evento "representou uma oportunidade singular de ouvir e refletir, junto a uma das vozes mais influentes do país, sobre temas que moldam o presente e definem o futuro, inspirando novas perspectivas e fortalecendo o nosso compromisso com a formação crítica, ética e socialmente responsável". Ainda de acordo com o Reitor, "foi uma aula viva, em que conhecimento, diálogo e propósito se encontraram. Um momento que nos fortalece para seguir construindo o UNIFAA como referência acadêmica e social, fiel à trajetória de 60 anos da Fundação."
Para os discentes e docentes do curso de Direito, foi ainda mais especial. "O Ministro Luís Roberto Barroso é um dos maiores juristas do país, professor de Direito Constitucional, trabalha com temas de democracia, direitos humanos, ensino jurídico. Enfim, atualmente é uma das maiores autoridades não somente do Poder Judiciário, mas também da Academia na área do Direito", comentou o professor Cleyson Mello, responsável por convidar o Ministro Luís Roberto Barroso para ministrar a Aula Magna institucional do UNIFAA.