Psicólogo faz alerta para impactos emocionais da retomada escolar

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Um misto de emoções toma conta de muitas famílias na retomada das aulas após as férias. Para algumas crianças e adolescentes, o retorno é motivo de animação, para outras, representa ansiedade, insegurança e até mudanças de humor. De acordo com o psicólogo Ítalo Silva, professor do curso de Psicologia da Estácio, esse momento de transição exige atenção dos pais e responsáveis, pois pode impactar diretamente a saúde mental dos jovens.

-O recesso escolar quebra a rotina estruturada da escola, o que pode ser positivo no início, mas na reta final das férias é comum que as crianças fiquem mais irritadas, desmotivadas ou ansiosas com a volta à sala de aula - explica o especialista.

Segundo Ítalo, alterações no sono, no apetite ou no comportamento social podem ser sinais de que a criança está enfrentando dificuldade para se adaptar à ideia de voltar ao ritmo escolar. "Muitos pais acreditam que basta o primeiro dia de aula chegar para tudo voltar ao normal, mas o ideal é que esse retorno seja gradativo e emocionalmente acolhido".

Para Ítalo Silva, é fundamental que pais, cuidadores e educadores compreendam que a saúde emocional das crianças deve ser prioridade também nesse período. "As férias acabam, mas o cuidado continua. Quando a criança se sente segura e compreendida, o retorno às aulas se torna mais leve e a aprendizagem flui com mais naturalidade", conclui.

Ainda assim, o psicólogo reforça que a reta final das férias também pode ser uma oportunidade para reorganizar a rotina da casa e preparar as crianças emocionalmente para o novo semestre. Ele recomenda que os últimos dias do recesso sejam usados para conversar sobre a volta às aulas, ajustar horários de sono e alimentação, e incentivar atividades que estimulem o raciocínio e o convívio.

Dicas

- Reestabeleça a rotina aos poucos: retome horários de dormir e acordar, de forma gradual.

- Converse sobre a volta às aulas: ouça as expectativas, medos e empolgações da criança.

- Evite mudanças bruscas: mantenha uma rotina previsível para trazer segurança emocional.

- Esteja presente: acompanhe os primeiros dias de aula com mais atenção e escuta ativa.