V. Redonda celebra avanços em aniversário de 71 anos

Comemoração aconteceu na manhã do dia 17, na Praça Brasil

Por

Uma das atrações do dia foi um bolo de seis metros, distribuído entre os moradores

Volta Redonda completou 71 anos de emancipação político-administrativo nesta quinta-feira (17), com uma festa na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília. A comemoração reuniu autoridades municipais e estaduais, moradores de diversos bairros da cidade e representantes de diferentes setores da sociedade, que, juntos, celebraram os avanços conquistados pelo município em diferentes áreas.

- Sou um apaixonado por Volta Redonda e pelo o seu povo. Estamos completando 71 anos com muitos motivos para comemorar. Somente neste mês de aniversário, estamos inaugurando mais de 100 obras e temos outras 300 em andamento que serão entregues em breve, isso em diversas áreas. Sabemos que ainda temos muito trabalho pela frente, mas com o apoio do Governo do Estado nossa cidade já é referência no Rio e no Brasil em Saúde, Segurança, Assistência Social, Infraestrutura, Educação, entre outros setores importantes para a população - celebrou o prefeito Antonio Francisco Neto.

O vice-prefeito, Sebastião Faria, também falou com carinho da celebração e enalteceu o momento que o município vive.

- Volta Redonda está vivendo um momento muito bom e vislumbrando um futuro melhor ainda. Na Saúde, por exemplo, em breve teremos a entrega da expansão dos hospitais São João Batista e do Retiro, o Hospital dos Olhos, entre tantas outras melhorias que foram entregues e outras que estão em andamento. Como o prefeito Neto sempre diz, seguiremos trabalhando para transformar Volta Redonda na cidade que todos nós sonhamos em morar - afirmou o vice-prefeito e diretor-Geral do Hospital São João Batista (HSJB), Sebastião Faria.

Bolo de seis metros

O evento dos 71 anos de aniversário de Volta Redonda teve início com o hasteamento das bandeiras, com as participações da Banda Municipal e do Coral Municipal que executaram os Hinos do Brasil e de Volta Redonda. Em seguida, foi feito o tradicional corte do bolo com seis metros de comprimento, confeccionado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas).

O público também pôde acompanhar homenagens a figuras importantes da história local e a celebração de novos avanços conquistados por Volta Redonda nos últimos anos.

Ainda fizeram parte das comemorações a Feira de Artesanato de Volta Redonda, coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC); e a equipe do Programa Prevenir, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que divulgou os programas de rastreio do câncer na população, através de um quis sobre saúde para conscientizar, principalmente, sobre a questão do tabagismo e incentivar a adoção de hábitos de vida saudáveis.

Lançamento de livro

Durante a festa, foi lançado o livro "Nelson Gonçalves: um homem para além do seu tempo", de Ivanete da Rosa Silva de Oliveira, Maria Aparecida Rocha Gouvêa, Beatriz Pacheco (organizadoras); Angélica Aparecida Silva Arieira, Fabíola Amaral Tomé de Souza (autoras), entre outros colaboradores.

Este é o primeiro de uma série de registros históricos para homenagear ex-prefeitos e empresários que desempenharam papéis fundamentais na construção e desenvolvimento da cidade. A iniciativa da prefeitura foi realizada em parceria com a FOA (Fundação Oswaldo Aranha) e o UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda).

"Foi um grande desafio produzir este livro em apenas quatro meses, mas, com maestria, a nossa equipe conseguiu. Nelson dos Santos Gonçalves é um dos maiores prefeitos de Volta Redonda, lembrado como um dos maiores gestores da história do município", ressaltou o presidente da FOA (Fundação Oswaldo Aranha), Eduardo Prado.

"Trânsito Seguro VR"

O lançamento do projeto "Trânsito Seguro VR" também aconteceu durante a cerimônia. Uma tenda foi montada na Praça Brasil com distribuição de panfletos e outras ações de conscientização sobre os riscos do desrespeito às leis de trânsito. A primeira campanha teve como tema "Tela Vista, Risco na Pista", com foco no uso de celular por motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas.