☰
✕

Eleitores vão às urnas de olho nos rumos dos próximos anos

Eleitorado de catorze municípios praticamente não mudou desde 2022

Por

Câmara Municipal entrega homenagens a políticos e autoridades de várias esferas

Mais de 894 mil eleitores de 14 municípios do Sul Fluminense, da Costa Verde e do Vale do Café estarão aptos a votar nas eleições de 2026, marcadas para este domingo, 4 de outubro. Além de escolher seus representantes, os eleitores chegam às urnas cercados pela expectativa sobre os caminhos que a região poderá seguir a partir do resultado das eleições. Entre as principais questões estão os impactos que a futura composição dos governos e dos Legislativos poderá ter em áreas como saúde, educação, segurança, infraestrutura, geração de empregos e investimentos nos municípios.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 894.631 pessoas estão habilitadas a participar do pleito nas cidades incluídas no levantamento. O número é praticamente o mesmo registrado na eleição presidencial de 2022, quando 894.530 eleitores estavam aptos a votar nos mesmos municípios.

Em quatro anos, a diferença foi de apenas 101 eleitores, o que representa uma variação de 0,01%. O cenário regional contrasta com o registrado em todo o país. No Brasil, o eleitorado passou de 156,4 milhões de pessoas em 2022 para 158,7 milhões em 2026, um crescimento de 1,46%.

Apesar da estabilidade no número total de eleitores da região, os dados mostram que houve mudanças importantes entre os municípios. Algumas cidades registraram crescimento do eleitorado, enquanto outras tiveram redução. No conjunto, as variações acabaram praticamente se compensando.

Crescimento e queda

Paraty apresentou o maior crescimento proporcional entre os municípios analisados, com alta de 8,58% no número de eleitores em relação a 2022. Também houve aumento em Pinheiral, Piraí e Angra dos Reis.

Na outra ponta, Rio Claro teve a maior redução proporcional do eleitorado entre as cidades do levantamento, seguido por Vassouras e Quatis.

Volta Redonda permanece como o maior colégio eleitoral entre os 14 municípios considerados. A cidade, entretanto, registrou redução no número de eleitores desde a eleição presidencial de 2022. Angra dos Reis e Barra Mansa aparecem na sequência entre os maiores eleitorados do recorte regional.