Furtado destaca segurança pública

Piraí bate recorde de prisões em 2025 e lidera ranking estadual

Por Da Redação

Há um ano à frente da 94ª Delegacia de Polícia de Piraí, o delegado Antonio Furtado celebra a parceria da Polícia Civil com as demais Forças de Segurança Pública que rendeu um marco histórico para a cidade. O ano de 2025 foi considerado como o melhor já registrado no combate à criminalidade, com números inéditos desde a informatização das delegacias pelo programa Delegacia Legal, em 2002.

O desempenho colocou a unidade no topo do ranking estadual de prisões entre delegacias de porte semelhante, consolidando a atuação das Polícias e da Secretaria Municipal de Ordem Pública como decisiva para a transformação dos indicadores de segurança da cidade.

— Os números não deixam dúvidas: 2025 foi um divisor de águas para a segurança pública de Piraí. Trabalhamos de forma incansável e os resultados apareceram. A integração entre as forças de segurança foi fundamental. Nunca estivemos sozinhos. Esse trabalho coletivo fez com que Piraí se consolidasse não apenas como uma das cidades mais seguras do Sul Fluminense, mas também como uma das mais seguras de todo o Estado do Rio de Janeiro — afirmou o delegado Antonio Furtado, que fez nesta quinta-feira, dia 08, um ano como titular da 94ª Delegacia de Polícia de Piraí.

Ao longo de 2025, foram realizadas na cidade de Piraí, operações contínuas e integradas contra o tráfico de drogas, estelionatários, estupradores, ladrões, homicidas e agressores domésticos. O trabalho conjunto entre Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria Municipal de Ordem Pública de Piraí e Polícia Rodoviária Federal foi determinante para alcançar resultados jamais vistos na cidade. Alguns casos ganharam grande repercussão pela agilidade como foram solucionados.

— Temos um objetivo claro de manter Piraí segura, proteger o cidadão de bem e não dar trégua à criminalidade. Por isso buscamos uma atuação rápida assim que somos acionados. Já prendemos criminosos de fora, que vieram cometer delitos na cidade, além de traficantes locais que foram levados ao sistema penitenciário. Também intensificamos a apreensão de adolescentes infratores. Estamos no caminho certo para trazer mais segurança — destacou o delegado Antonio Furtado.

O dado mais expressivo do ano foi o número de prisões envolvendo ações de todas as forças de segurança. Em 2025, foram 283 prisões em Piraí, o maior número da história do município. Em 2017, 233 prisões, e em 2018, 228 prisões, números que até então figuravam como os mais altos da série histórica.