V. Redonda e UFF levantam inventário turístico

Registros vão ajudar a planejar e promover o setor na cidade

Por

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) de Volta Redonda, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF, campus Niterói), realizou nesta semana a nova etapa do inventário turístico da cidade, em que foram procurados empresários e prestadores de serviços locais. A pesquisa, que teve como foco os setores de agenciamento, transportadoras turísticas e equipamentos e serviços para eventos, levantou informações sobre 85 estabelecimentos.

Segundo a diretora de Turismo da SMDET, Débora Candido, um dos objetivos do inventário foi identificar e registrar os estabelecimentos desses setores, com especial atenção aos locais próximos aos principais pontos de visitação e polos de comércio e serviços. A iniciativa teve a participação dos estudantes do curso de Turismo e Hotelaria da UFF, sob coordenação da idealizadora do projeto, a professora Cláudia Corrêa.

- O inventário da oferta turística fornece um diagnóstico fundamental do turismo local e servirá como instrumento de planejamento, gestão e promoção do destino, o que vai fortalecer o turismo em Volta Redonda - disse Débora Candido. "Dessa forma, poderemos identificar áreas com maior ou menor cobertura de estabelecimentos, o que pode servir de norte para novos empreendimentos; dar suporte para os já existentes; e ter uma noção dos horários de funcionamento. Foi possível, ainda, mapear as várias categorias; uma delas foi Alimentos e Bebidas, que é a maior do município."

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré, comentou que a ação desta semana foi importante para que o município possa adequar as estratégias de incentivo ao turismo em Volta Redonda.

- Para que um visitante queira retornar e recomendar a cidade para outras pessoas, é preciso que ele tenha a melhor experiência possível em todos os quesitos ligados ao turismo. Com a parceria entre a secretaria e a UFF para a realização do inventário, somada às ações que temos realizado nos últimos anos, acredito que temos um panorama mais preciso do que Volta Redonda tem a oferecer, além de evidências que serão fundamentais para definirmos o melhor curso de ação - afirmou.

Com a realização do inventário turístico, a Prefeitura de Volta Redonda busca aprofundar o conhecimento sobre a oferta turística no município, de forma a aprimorar a experiência dos visitantes. A colaboração com a UFF tem, entre seus resultados, uma abordagem prática e acadêmica de todo o processo.