Vereador quer salas dedicadas para estudantes especiais

Sandro Ritton é o autor de indicação para a Educação

Por Da redação

As escolas da Rede Municipal de Resende podem passar a contar com Salas de Recursos Multifuncionais para atender alunos da Educação Especial. A medida foi tema da indicação nº3.111/2025, de autoria do presidente da Câmara, vereador Sandro Ritton (PP). As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços pedagógicos equipados com materiais, recursos didáticos, mobiliário adaptado e tecnologias cujo objetivo é oferecer atendimento especializado aos estudantes com deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento e altas habilidades.

O vereador explica que esse tipo de espaço permite que o atendimento seja realizado no contraturno escolar, complementando e suplementando o processo de aprendizagem dos estudantes. "É um recurso que contribui para dar igualdade de oportunidades a esse público e promover o desenvolvimento de competências acadêmicas, sociais e funcionais", aponta.

Segundo ele, entre as vantagens oferecidas pelas salas estão: o fortalecimento das práticas pedagógicas dos professores do atendimento educacional especializado (AEE), a ampliação da acessibilidade educacional por meio de tecnologias assistivas e a melhoria do desempenho escolar e da autonomia dos estudantes atendidos.

Retomada dos estudos

Um dos principais desafios da Educação no Brasil, o abandono escolar entre jovens e adultos motivou outra indicação feita recentemente à Prefeitura pelo vereador Sandro Ritton. Por meio da indicação nº3.103/2025, ele propôs a realização de um estudo de viabilidade para a criação do Programa de Retorno à Escola para jovens e adultos de Resende que abandonaram os estudos.

Sandro argumenta que a falta de escolarização contribui para a perpetuação do ciclo de pobreza e que deve ser combatida pelo Poder Público. "O abandono dos estudos limita o acesso ao emprego formal e reduz as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, além de prejudicar a economia", avalia Ritton. O presidente da Câmara Municipal de Resende acrescenta que, países com nível educacional alto tendem a ter economias mais fortes e estáveis.

Segundo os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica), divulgados em junho deste ano, o atraso, abandono e a evasão escolar seguem sendo desafios importantes para o país na área da Educação. Trabalho, falta de interesse e gravidez afastam os jovens da escola, como mostram os dados do IBGE.