'Leiturar' celebra 10 anos de incentivo à leitura em Barra Mansa

Com o tema "Leiturar pelo Caminho", 10ª edição reúne estudantes, professores e autores em programação gratuita

Por

Edição comemorativa propõe uma viagem pela história, resgatando experiências, personagens, autores e temáticas que marcaram o projeto

O Projeto Leiturar chega à 10ª edição em 2026, celebrando uma década de incentivo à leitura, valorização da literatura e protagonismo dos estudantes da rede municipal de Barra Mansa. Com o tema "Leiturar pelo Caminho", o evento acontece nesta sexta-feira (04), das 9h às 16h, no CEI Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, no Centro, com entrada aberta ao público e gratuita.

A edição comemorativa propõe uma viagem pela história do projeto, resgatando experiências, personagens, autores e temáticas. A ideia é mostrar como, ao longo de dez anos, o Leiturar fortalece a presença da literatura no cotidiano das escolas e contribui para a formação de novos leitores.

Desenvolvido pelos professores das Salas de Leitura, o projeto mobiliza as escolas durante todo o ano. As atividades vão além do contato com os livros e envolvem contação de histórias, teatro, música, produções artísticas, oralidade, escrita e outras formas de expressão.

Para a secretária de Educação de Barra Mansa, Linamar Carvalho, a décima edição representa a consolidação de um trabalho construído coletivamente. "Chegar aos 10 anos do Leiturar é celebrar uma história construída por nossos estudantes, professores, equipes gestoras e toda a comunidade escolar. É uma iniciativa que mostra, na prática, que a literatura pode transformar a maneira como nossas crianças e adolescentes enxergam o mundo e também como se expressam nele", diz.

Segundo a secretária, esta edição reforça ainda a importância das salas como espaços de aprendizagem e criação.

A programação contará com apresentações de estudantes de diferentes unidades da Rede Municipal, além de uma Maratona da Contação, Espaço Expositor com autores e Roda de Conversa. Entre as apresentações estão "Mundo Ideal - Aladim em Libras", "A Estrada", "Tremendo de Medo", "Guardiões do Meio Ambiente", "Chapeuzinho Vermelho e o Livro da Vovó", "João e Maria, pelo Caminho" e "Momentos de uma Trajetória".

Na edição anterior, o Leiturar teve como inspiração a Literatura de Cordel, aproximando os estudantes da poesia rimada, das narrativas e de elementos da cultura popular nordestina. Em 2026, essas e outras experiências passam a integrar o percurso comemorativo dos 10 anos.

Para Linamar, celebrar a trajetória do projeto também é reconhecer o trabalho realizado diariamente nas escolas. "Dez anos representam uma caminhada muito significativa, mas também apontam para o futuro. Queremos continuar ampliando o acesso à literatura e fazendo das nossas escolas espaços onde os estudantes possam descobrir novos mundos por meio da leitura. O Leiturar continua seu caminho, porque cada livro aberto pode ser o começo de uma nova história", conclui.

SERVIÇO:

10ª edição do Projeto Leiturar - "Leiturar pelo Caminho":

Data: 04/09 (sexta-feira)

Horário: das 9h às 16h

Local: CEI Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva - Centro, Barra Mansa

Entrada: gratuita

Programação completa:

Palco de Apresentações

9h - Festa do Boi - Núcleo Infantil Campo da Paz

9h20 - Mundo Ideal - Aladim em Libras - E.M. Reginaldo Araújo

9h40 - A Estrada - E.M. Eliete de Oliveira Ferreira

10h - Tremendo de Medo - E.M. Leonel de Moura Brizola

10h20 - Guardiões do Meio Ambiente - E.M. Bartholomeu Anacleto

10h40 - Quem Cuida de Mim - CMEI Nicolina Firmina Reis

11h - Vem Água Por Aí! - C.M. Dr. Maurício Amaral

11h20 - A Vida Boa na Lagoa - Joaquim de Paula (participação especial)

11h40 - Ritmo Colorido - Creche Municipal Dom Waldyr Calheiros

13h - O Barulho Diferente na Casa Nova do Coelho - Joaquim de Paula (participação especial)

13h20 - Chapeuzinho Vermelho e o Livro da Vovó - E.M. Comendador Geraldo Ozório Rodrigues

13h40 - O Tatu - Creche Municipal Espaço do Saber

14h - Drum Lata a Caminho - E.M. Jayme Oscar de Pinho Carvalho Jr.

14h20 - Era Uma Vez... Muitas Histórias - E.M. Independência e Luz

14h40 - Chapeuzinho Vermelho Turistando por Barra Mansa - Creche Municipal Ver. José Luiz Vaneli

15h - João e Maria, pelo Caminho - N.I. Eny do Nascimento Mariano

15h20 - Banho é Bom! - Creche Municipal Dom Waldyr Calheiros

15h40 - Momentos de uma Trajetória - Escola Vocacionada à Música Benedito Alexandre Tavares Filho - Sr. Dito

Maratona da Contação de Histórias - Professoras da Sala de Leitura

9h - Ana Paula Moreira e Elisiana Silva

9h30 - Karen Leonardis e Danyella Schitine

10h - Jaqueline Loreno e Carla Pinho

10h30 - Rita Terra e Elaine Fonseca

11h - Claudia Balieiro e Fernanda Frazão

11h30 - Maura Ribeiro e Kéllyda Casemiro

13h - Renata Guthier e Rafaela Diniz

13h30 - Andréia Carvalho e Elaine Freitas

14h - Amanda Souza e Jovelina Coelho

14h30 - Fátima Pereira e Tatiana Dantas

15h - Marcilene Messias e Vasti Ramos

15h30 - Márcia Wilmsen e Andreza Duque

Espaço Expositor - das 9h às 16h

Autores participantes: Rita Terra, Joaquim de Paula, Luciene Prado, Glaucio Mendonça, Kéllyda Casemiro, Estélia Meg, Ana Maria Carvalho, Fabiana Nascimento, Jaqueline Loreno, Shery Duque, Tiago Lacerda e Julia Barilli.

Roda de Conversa - das 9h às 16h

Participação de Kamila Nascimento, Daíse Fernandes e Rozangela Maielo.