Frio no Parque do Itatiaia bate recorde do país em 2026
Mínimas caíram ao longo de julho em estação meteorológica instalada na Serra da Mantiqueira
O inverno ainda nem chegou à metade e o Parque Nacional do Itatiaia já acumula sucessivos recordes de frio. Na madrugada desta terça-feira (14), os termômetros instalados na nascente do Rio Campo Belo, na parte alta da unidade de conservação, marcaram -11°C às 4h30, a menor temperatura registrada no Brasil em 2026.
O novo registro aprofunda uma sequência de madrugadas geladas observadas no planalto do Itatiaia nas últimas semanas. No dia 3 de julho, a estação havia registrado -5,1°C. Seis dias depois, em 9 de julho, a mínima caiu para -7,6°C. Menos de uma semana mais tarde, os termômetros atingiram os dois dígitos negativos pela primeira vez no ano.
O frio intenso também mudou a paisagem da parte alta do parque. Imagens registradas durante a madrugada mostraram a vegetação coberta por cristais de gelo após a formação de geada, além de pontos com acúmulo de gelo pela área de visitação.
Os dados foram registrados pela estação meteorológica instalada na nascente do Rio Campo Belo, um dos pontos mais frios do território brasileiro. O equipamento integra um conjunto de duas estações localizadas entre 2.300 e 2.400 metros de altitude, no interior do Parque Nacional do Itatiaia, em uma das áreas mais elevadas da Serra da Mantiqueira.
As duas estruturas voltaram recentemente a operar após trabalhos de manutenção e reativação dos equipamentos, retomando o monitoramento de alguns dos ambientes mais frios do país. Os locais de instalação das estações foram definidos após anos de pesquisas de campo, estudos de relevo, análises meteorológicas e monitoramentos voltados à identificação das áreas com maior potencial de resfriamento e acúmulo de ar frio dentro do parque.
Esses levantamentos permitiram a escolha de áreas consideradas verdadeiros polos naturais de frio, onde as condições geográficas favorecem a ocorrência de temperaturas extremas e a formação de geadas durante o inverno.
Além de contribuir para o acompanhamento dos episódios de frio intenso, os dados coletados auxiliam pesquisas científicas e ampliam o conhecimento sobre os microclimas de altitude da Serra da Mantiqueira, considerada uma das regiões montanhosas mais importantes do país.
Foi justamente nesse cenário de montanhas, campos de altitude e temperaturas negativas que nasceu, há quase nove décadas, a primeira unidade de conservação federal brasileira.
Quase nove décadas de história
Criado em 14 de junho de 1937, durante o governo de Getúlio Vargas, o Parque Nacional do Itatiaia tornou-se o primeiro parque nacional do Brasil e abriu caminho para a criação de novas unidades de conservação no país.
Atualmente, o parque ocupa áreas dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais e abriga alguns dos cenários mais conhecidos da Serra da Mantiqueira, reunindo formações de Mata Atlântica, campos de altitude, nascentes e afloramentos rochosos que atraem pesquisadores, montanhistas e turistas ao longo de todo o ano.
Em junho deste ano, a unidade celebrou seus 89 anos de criação e lançou o Programa Itatiaia 90 Anos, conjunto de ações e investimentos previstos até 2027, quando o parque completará nove décadas de existência. Entre as iniciativas anunciadas estão melhorias em estruturas de visitação, obras de acessibilidade, recuperação de equipamentos históricos e incorporação de novas áreas ao patrimônio da unidade.