'O Baile!': Roda Cultural de Volta Redonda celebra 14 anos

Edição comemorativa acontece neste sábado (20), no Palco Cultural Urbano

Por

Por Lanna Silveira

A Roda Cultural de Volta Redonda — também conhecida como "Roda de Rima" — comemora seus 14 anos de existência na cidade com o evento "Xinga o DJ: O Baile". A festa acontece neste sábado (20), das 16h às 22h, no Palco Cultural Urbano do bairro Amaral Peixoto.

Para celebrar a história da Roda Cultural, a organização pensou em uma edição dedicada a evidenciar elementos da cultura hip hop que vão além do freestyle: como a arte da discotecagem, a dança e a figura do DJ, que é um dos elementos essenciais da cultura do hip hop. "Entendemos que a música, a dança e o corpo ocupam um papel central na construção da cultura negra e na forma como a Roda Cultural se relaciona com o público e com a cidade. Nós estávamos sentindo falta de dançar um pouco mais, sabe? Então criamos o nosso próprio baile", explica Isadora, que é um dos membros do coletivo.

Para honrar a temática, foram escalados os DJs residentes da Roda Cultural, lvks e Dirty Death, ao lado da DJ Felizona. Também foram convidados dois coletivos ligados ao movimento hip hop local: Somos História da Dança, com DJ Leandro, e Festa Fundamento, com DJ Josafá e DJ Monzo. A line-up é completamente formada por artistas regionais; algo que reflete o compromisso da Roda em trazer visibilidade e protagonismo aos talentos da cena cultural sul fluminense.

— Buscamos artistas que desenvolvem pesquisas musicais profundamente conectadas ao hip hop, mas que também transitam por seus subgêneros mais dançantes como charme, funk e voltmix. A curadoria priorizou nomes que já são presentes na Roda e no movimento cultural da cidade como um todo, e que demonstram, em suas trajetórias e apresentações, um trabalho consistente e uma pesquisa musical cuidadosa — complementa Isadora.